01/10/2015 13:08

o-grande-filme---dinheiro-e-poder-em-hollywood

O Grande Filme

O livro “O Grande Filme – Dinheiro e Poder em Hollywood” revela como funciona a indústria do cinema hollywoodiano, sob os aspectos históricos, econômicos e financeiros, sociais e políticos e produtivos.

Edward Jay Epstein explica como se formou o império de Hollywood, a partir da fuga dos pioneiros do entretenimento para a costa oeste americana.  O sistema de estúdio desses futuros magnatas cresceu criando o conceito das celebridades, atores sob seus contratos. O texto, escrito de forma fluida e com característica jornalística, relata a ascensão e queda desse sistema, combatido pelo governo com leis antitrustes e moralistas.

O livro abre espaço para ensinar como funciona a produção cinematográfica, explicitando as etapas de desenvolvimento, aprovação, filmagem e pós-produção. E, seguindo adiante, a fase de distribuição e marketing, que ele chama de “criação de espectadores”.  A economia de Hollywood envolve os cinemas, que Epstein prova que realmente gera lucro com a venda de pipoca (e outros produtos) no local; a venda para o mercado internacional, que às vezes supera o doméstico; o faturamento gerado pelos DVDs e pela televisão; e o licenciamento de produtos, cada vez mais significativo. Além disso, o leitor encontra a evolução de empresas comprando outras que criou os conglomerados corporativos gigantescos atuais.

Pena que o livro não revela ainda o impacto do mercado de streaming e das outras telas (Youtube, por exemplo). De qualquer forma, “O Grande Filme – Dinheiro e Poder em Hollywood” é essencial para quem trabalha na indústria do cinema e da televisão, ou quer entender como ela funciona.

Título:  “O Grande Filme – Dinheiro e Poder em Hollywood”

Título original:  “The Big Picture: Money and Power in Hollywood”

Autor: Edward Jay Epstein

2006, Random House