Pesquisar
Close this search box.

Apresentação

Leitura Fílmica é um espaço para o cinema, TV e novas mídias.

Você encontra aqui análises, resenhas e críticas de filmes e séries de TV, livros, enfim, o que for relacionado a esse universo de imagens em movimento. O seu nome, Leitura Fílmica, retrata o teor da maioria das publicações do site, uma busca por um texto com alcance além da crítica meramente opinativa ou da resenha informativa. A abordagem é principalmente analítica.

Espero que ler as matérias do Leitura Fílmica proporcionem a você prazer similar a assistir a um bom filme!

Seja bem-vindo!

Eduardo Kaneco
Editor do Leitura Fílmica

Histórico

2012
Nasce o Cineminweb, cujo nome procura homenagear a revista Cinemin, publicada pela EBAL, entre 1951 e 1993.
2015
O site Cineminweb ganha domínio próprio, além de um canal de vídeos no YouTube.
2016
O Cineminweb ganha novo nome: Leitura Fílmica, que se adequa à intenção de publicar críticas que vão além da mera opinião.

sobre o editor

Eduardo Kaneco

Eduardo Kaneco (Leitura Fílmica)

EDUARDO KANECO é um executivo de administração e finanças, formado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e em Direito pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, com Pós-Graduação em Administração Financeira pela Universidade São Judas Tadeu e MBA em Liderança pela Franklin Covey Brasil. 

Cursou Pós-Graduação em Cinema e Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Em 2021, o curta-metragem “Onírico”, produzido pela turma como trabalho de conclusão do curso, foi selecionado para o festival Cinefantasy.

Entre junho e dezembro de 2015, esteve em Los Angeles, onde obteve o certificado em “Business and Management of Entertainment” na UCLA. 

Publicou o livro infanto-juvenil “Art e a Voz que Chama” (All Print Editora, 2012) e o ebook “Demito ou Não Demito? A questão que todo líder deve enfrentar” (Revolução Ebooks, 2014), disponível na Livraria Cultura e na Amazon.

Contribui com resenhas de shows e cds para os sites Território da Música (hoje extinto), Combate Rock  e Rock2You, e é autor do blog Spit Of Sound.

É apaixonado pelo cinema desde que ocupou a primeira fileira da sessão do desenho animado “Branca de Neve e os Sete Anões”, em uma excursão da escola. Alguns anos depois, desrespeitou a indicação de censura etária na estreia de “Tubarão” (Jaws, 1975) de Steven Spielberg, e suou horrores durante sua exibição. E, após assistir 12 vezes “Guerra Nas Estrelas” (Star Wars, 1977) em menos de um ano, sucumbiu definitivamente à magia da sétima arte.

Em  2020, realizou análises de similaridades de filmes e séries para a 1021 Creative. 

Foi membro do júri permanente do Luminous Frames Film Festival de 2020/2021 a 2022/2023. Continua a escrever críticas para o site do festival.

Acompanhe Eduardo Kaneco nas redes sociais

Colaborador:

sérgio
alpendre

Sérgio Alpendre (colaborador do Leitura Fílmica)

SÉRGIO ALPENDRE é crítico de cinema, professor, pesquisador, curador e jornalista.

Doutor em Comunicação/Cinema pela Universidade Anhembi-Morumbi, com bolsa da CAPES (incluindo bolsa sanduíche para onze meses em Portugal). Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA – USP, com bolsa da CAPES.

Editor do Papo de Alpendre, no canal próprio do YouTube. Editor do blog de cinema sergioalpendre.com.

Tem mais de 300 textos sobre cinema publicados na Folha de S.Paulo. Já escreveu para importantes veículos de imprensa como UOL, Contracampo, Teorema, Cineclick, Foco, MOVIE, Taturana, Cinequanon, Revista E, Bravo e Filme Cultura. Foi curador das mostras Por Dentro do Blockbuster, A Portuguesa Rita Azevedo Gomes, do FICBIC (Festivel de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba), Retrospectiva do Cinema Paulista e Tarkovski e seus Herdeiros.

Participa de seleções e juris em festivais de cinema, além de ministrar cursos de história do cinema e oficinas de crítica por todo o Brasil.

Acompanhe Sérgio Alpendre nas redes sociais:

Rolar para o topo