Neste ano, a 14ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical traz um recorte especial sobre o gênero heavy metal. A Mostra Especial Heavy Metal exibe nove filmes, alguns com sessões comentadas e uma com um show ao vivo.
O evento acontece de 15 a 26 de junho de 2022, de forma híbrida: presencial, na cidade de São Paulo, e online para todo o Brasil.
Ricardo Batalha, da revista Rodie Crew, declara sobre sua participação numa das sessões comentadas da mostra: “Quando fui convidado pela produção do In-Edit, conferi as opções de filmes/documentários que mais tinham relação com a minha vida pessoal. De fato, alguns dos que serão exibidos tinham, como Brasil Heavy Metal, que fala do cenário brasileiro da música pesada nos anos 1980. Porém, a vida e obra do saudoso Ronnie James Dio, Dreamers Never Die, sempre me fascinou e fiquei honrado em poder falar um pouco sobre ele no In-Edit”
Marcelo Moreira, do Combate Rock, também comenta sobre sua atuação no evento: “Conheço o In-Edit desde as suas primeiras edições, já que dois amigos são os responsáveis pela edição brasileira. É um festival que adquiriu uma importância enorme na cultura nacional por conta da exposição que promove de filmes bons e dá visibilidade a outros que ficariam restritos a circuitos não comerciais. Foi uma honra ser convidado para abrir uma das sessões do evento de 2022, além de participar de debates. E fiquei feliz ao ser indicado para a exibição de A Heavy Metal Civilization, que tem codireção de uma brasileira, sobre a importância do metal na Finlândia, onde se tornou patrimônio imaterial da cultura local. Não é apenas um documentário sobre uma cena musical, é um verdadeiro apanhado sociológico sobre o impacto cultural em sociedade de uma música agressiva e associada à contestação, sobretudo do público jovem. É um tema interessante e que só reforça o caráter de evento de qualidade do In-Edit.”
A programação completa e mais informações você encontra no site oficial do In-Edit Brasil: www.in-edit-brasil.com
Sobre os filmes e a programação
A Heavy Metal Civilization (2018), curta de 40 minutos de Cristina Ornellas e Maila-Kaarina Rantanen conta a história do gênero na Finlândia, onde o heavy metal é oficialmente parte de seu patrimônio cultural. No país, há mais de 50 bandas para cada 100.000 habitantes. Vários dos maiores nomes do gênero compartilham seus pontos de vista sobre sociedade, religião, política e como uma subcultura underground se tornou um importante embaixador da cultura local.
Sessões:
- 16/06, QUINTA, 16H _ CINEMATECA BRASILEIRA
- 25/06, SÁBADO, 17H _ CINEMATECA BRASILEIRA | Sessão comentada – Marcelo Moreira, do Combate Rock.
- 26/06, DOMINGO, 18H _ CCSP – SALA LIMA BARRETO
O longa DIO Dreamers Never Die (2022), de Don Argott e Demian Fenton, conta a história do falecido vocalista Ronnie James Dio. Ele começou como crooner de uma banda de doo-wop nos anos 1950, chegou ao Rainbow de Ritchie Blackmore e ao Black Sabbath, e se manteve no auge com sua banda solo.
Sessões:
- 16/06, QUINTA, 20H30 _ CINESESC | Sessão comentada – Ricardo Batalha, da Rodie Crew
- 18/06, SÁBADO, 20H _ CINEMATECA BRASILEIRA
Brasil Heavy Metal (2016) homenageia o início do heavy metal no país, na década de 1980. O seu diretor, Ricardo ‘Micka’ Michaelis, foi guitarrista da banda Santuário e, assim, traz a visão de quem viveu intensamente essa gênese. Para isso, recorre a um vasto material de arquivo e entrevistas para ilustrar a história de dois adolescentes que descobrem na música um novo estilo de vida.
Sessões:
- 18/06, SÁBADO, 16H _ CINEMATECA BRASILEIRA
O documentário Murder in the Front Row: The San Francisco Bay Area Thrash Metal Story (2019), de Adam Dubin, mostra de onde surgiram bandas como Metallica, Megadeth, Exodus, Anthrax, Testament e Slayer. Guitarras rascantes, riffs complexos e letras politizadas herdadas do punk são as principais características do estilo que ficou conhecido como thrash metal.
Sessões:
- 18/06, SÁBADO, 16H _ SALA OLIDO | Sessão comentada – Nando Machado
- 23/06, QUINTA, 20H _ CCSP – SALA LIMA BARRETO
Show:
- Apresentação da banda Black Pantera no dia 18/06, SÁBADO, 18H – SALA OLIDO
Quem Kiss Teve (1983) é um curta de 30 minutos que marca a primeira turnê do Kiss no Brasil. O diretor Tadeu Jungle captou entrevistas com o público na porta do estádio do Morumbi para construir um retrato de uma geração entre a ditadura e a democracia.
Sessões:
- 18/06, SÁBADO, 17H _ CINEMATECA BRASILEIRA
- 24/06, SEXTA, 16H _ CCSP – SALA LIMA BARRETO
Rock Camp – The Movie (2021), de Douglas Blush e Renee Barron, revela o acampamento de verão dos sonhos para fãs de heavy metal que aspiram ser músicos profissionais. Afinal, no Rock and Roll Fantasy Camp, eles aprendem ao lado de ídolos como Paul Stanley, Roger Daltrey, Jeff Beck, Dave Mustaine e Rob Halford.
Sessões:
- 16/06, QUINTA, 20H _ CINEMATECA BRASILEIRA
- 25/06, SÁBADO, 18H _ CCSP- SALA LIMA BARRETO
Em The Forbidden Strings (2019), quatro jovens imigrantes afegãos no Irã formaram uma banda de rock que nunca teve permissão para se apresentar. Então, quando recebem um inédito convite para participar de um festival, eles precisam passar por uma área dominada pelo Talibã e por zonas em conflito bélico. A direção é de Hasan Noori.
Sessões:
- 16/06, QUINTA, 18H _ CINEMATECA BRASILEIRA | Sessão comentada – Sérgio Martins
- 22/06, QUARTA, 18H30 _ CINESESC
Until The Light Takes Us (2008), de Aaron Aites e Audrey Ewell, adentra nas origens do black metal norueguês e suas circunstâncias obscuras. Entre uma onda de queima de igrejas em diferentes localidades, rituais satânicos, brigas e traições, o baterista Leif Gylve “Fenriz” Nagell da banda Dark Throne e Varg Vikernes do Mayhem – que passou mais de uma década atrás das grades pelo assassinato do guitarrista Øystein “Euronymous” Aarseth – contam suas histórias.
Sessões:
- 18/06, SÁBADO, 18H _ CINEMATECA BRASILEIRA | Sessão comentada – Renato Gimenez
Por fim, a mostra Especial Heavy Metal do In-Edit Brasil traz o filme Rockabul, do diretor autraliano Travis Beard. Ele que morou sete anos no Afeganistão e lá conheceu a primeira e única banda de Heavy Metal do país: Unknown District. Rockabul apresenta a força da música desses jovens que alcança a juventude afegã desencantada, a comunidade de expatriados e, eventualmente, o mundo exterior. Tanta movimentação acaba colocando seus integrantes e fãs na linha de fogo ao desafiar as regras culturais desta república islâmica.
Sessões:
- 18/06, SÁBADO, 15H _ CINEMATECA BRASILEIRA
- 21/06, TERÇA, 20H _ CCSP – SALA LIMA BARRETO
Mais informações no site do evento: https://br.in-edit.org/