17ª CineBH | de 26/09 a 01/10/2023

17ª CineBH

A 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte acontece entre os dias 26 de setembro e 1 de outubro na capital mineira. A temática da edição de 2023 é “Territórios da(s) Latinidade(s)”. O título está também no plural, afinal, a América Latina não se resume simplesmente a um único conjunto de países, e sim à singularidade de cada um dos seus 20 países.

A coordenação curatorial da CineBH é do crítico Cléber Eduardo. Junto aos demais curadores Ester Fér e Leonardo Amaral, Cléber desenvolveu as ideias trabalhadas pelos filmes, debates e discussões da mostra. “Latinidade é diversidade com pontos em comum, mesmo dominadores, aos quais cada povo reage com suas estratégias e afirmações”, define Cléber Eduardo. “A América Latina, antes de ser uma extensão espacial, é um território de latinidades, composto de territórios vários e fronteiras muitas vezes invisíveis. Cada qual com suas dinâmicas próprias, com seus próprios elementos, símbolos e materialidades dos quais são constituídos”.

Nesta segunda edição com foco na América Latina e no primeiro ano de realização de uma mostra competitiva (Mostra Território), a 17ª CineBH enfatiza a geografia, a política, a história, a cultura e o cinema do continente. A ideia de “Territórios da(s) Latinidade(s)” não diz respeito somente aos filmes da mostra, mas principalmente às estratégias de disputas por posse de terra e construção de territórios simbólicos e identitários no percurso histórico do cinema latino-americano e do próprio continente.

Sobre os filmes

Nos 24 filmes programados nas seções latino-americanas da 17ª CineBH, estão representantes de Brasil (7 longas), Argentina (4), Chile (4), Colômbia (3), México (2), Peru (1), Paraguai (1) e Cuba (1). Quase todos são inéditos no Brasil. Além disso, apesar de muitos terem alguma circulação por festivais internacionais, estão predominantemente fora do radar de eventos europeus.

No caso do recorte da CineBH, segundo a curadoria, os filmes carregam uma relação direta entre os territórios da encenação e os personagens mostrados. “Com recorte histórico ou abordagem mítica, expondo a condição de uma única pessoa ou de um grupo, essa relação é constante. Não se trata de um cinema que está vinculado somente à terra ou às paisagens, mas também de um cinema vinculado ao modo de habitação e de apropriação desta terra”, destaca Cléber.

Sessão de abertura

A sessão de abertura da 17ª CineBH acontece às 20h de 26 de setembro, no Cine Theatro Brasil Vallourec. Será exibida a pré-estreia do filme , de Rafael Conde, um dos homenageados dessa edição, juntamente com a atriz e diretora Yara de Novaes.

Cinema sem Fronteiras

A 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 14º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).

___________________________________________

Serviço:

17a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

26 de setembro a 1º de outubro de 2023

Site oficial do evento: cinebh.com.br 

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023:

www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br

fonte: divulgação

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Rolar para o topo