O filme 1982 marca a estreia em longas do cineasta libanês Oualid Mouaness. Um filme autobiográfico, no qual Mouaness revive seu último dia de escola no ano em que a invasão de Israel chegou a Beirute. “Embora soubéssemos que estávamos do lado supostamente seguro desse conflito, o impacto e o medo que vi nos olhos dos meus pais me disseram muito mais do que fomos capazes de compreender quando éramos crianças.”, reflete o diretor.
O alter-ego de Mouaness no filme é o garoto Wissam. Ele é o segundo melhor aluno da 5ª série, atrás apenas de Joanna, justamente a menina por quem ele está apaixonado. Mas, ninguém sabe sobre esse amor platônico, exceto seu melhor amigo Majid. Após enviar um bilhete secreto para Joanna, Wissam pretende agora se declarar. Contudo, esse desafio está além da sua coragem. Dentro de sua perspectiva infantil, esse problema alcança dimensões insuperáveis.
O ponto de vista adulto no filme chega através dos olhos de Yasmine, a professora de Wissam. A atriz e diretora Nadine Labaki – de Carnafaum (2018), entre outros – dá vida à personagem que teme pelo irmão envolvido no conflito (ele faz parte da milícia cristã, o SLA-Exército do Sul do Líbano). Além disso, vê a política interferir no seu romance com um colega também professor. Mas, diante dos sinais da inevitável guerra, ela precisa manter a calma para não assustar seus alunos. E, ainda, se superar e ajudá-los a partirem ao encontro de suas famílias, em meio ao caos da cidade de Beirute. Yasmine é também protagonista desta trama, agregando uma camada além da perspectiva infantil de Wissam, com isso, dando mais densidade ao cenário de eclosão de uma guerra.
Sem tomar partido
O filme em si opta por uma visão apartidária e, assim, acaba abraçando a perspectiva das crianças. A intenção do diretor, ao que parece, é discordar da guerra como meio de resolução de conflitos. Para isso, faz uso das pombas, tradicionais símbolos da paz, que chegam à escola quando começam os primeiros bombardeios, e acabam por se instalar na escola vazia, enquanto caças guerreiam nos céus e bombas destroem a cidade. Reforçando essa mensagem, testemunhamos a esperança ingênua de Wissam, que imagina o super-herói que ele desenha chegando para decretar o fim da guerra, numa inesperada cena em animação.
Enfim, o convite de 1982 é esse: embarcar nessa visão ingênua. Com isso, agrada a todos nos pequenos conflitos que o menino protagonista vivencia, mas frustra quem espera uma forte manifestação pacifista.
___________________________________________
Ficha técnica:
1982 | 1982 | 2019 | Líbano, Noruega, França, Catar | 100 min | Direção e roteiro: Oualid Mouaness | Elenco: Nadine Labaki, Mohamad Dalli, Rodrigue Sleiman, Aliya Khalidi, Ghassan Maalouf, Gia Madi, Lelya Harkous, Said Serhan, Zeina Saab de Melero, Joseph Azoury.
Distribuição: Escarlate.