19ª CINEOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

19ª Cine OP

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega à sua 19ª edição entre os dias 19 e 24 de junho, na charmosa cidade histórica de Ouro Preto, Minas Gerais. Reconhecida por seu enfoque único no cenário audiovisual brasileiro, a mostra se destaca por abordar três pilares fundamentais: Preservação, História e Educação. Com uma programação rica e variada, a CineOP oferece gratuitamente ao público filmes, debates, masterclasses, encontros e oficinas.

Programação

Durante seis dias de programação intensa e gratuita, o público vai conferir mais de 32 sessões de cinema com exibições para todas as idades em dois cinemas instalados especialmente para o evento: o Cine-Praça, ao ar livre, na Praça Tiradentes (plateia de 500 lugares); e o Cine-Teatro, no Centro de Convenções (plateia de 510 lugares). Para além das sessões, as atividades incluem debates, masterclasses, rodas de conversas, oficinas, Mostrinha, atrações musicais e várias outras atividades espalhadas pela cidade, pelo Centro de Artes e Convenções e na Praça Tiradentes.

Na programação audiovisual, são 153 filmes em pré-estreias e mostras temáticas – (15 longas, 1 média e 122 curtas-metragens), vindos de 7 países (Brasil, Angola, Argentina, Benin Colômbia, França e Portugal) e de 18 estados brasileiros (AC, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RS, SC, SP) distribuídos em oito mostras: Contemporânea, Homenagem, Preservação, Histórica, Educação, Mostrinha, Cine-Escola, Contemporânea TV UFOP e IC Play.

“A CineOP tem se destacado não apenas pelo enfoque conceitual diferenciado de abordar o cinema de maneira ampla em três frentes temáticas – preservação, história e educação, mas também por ser um espaço privilegiado de discussões de políticas públicas para a preservação audiovisual e as conexões entre o cinema e a educação – duas linguagens que se enriquecem mutuamente realizando encontros, incentivando reflexões, provocando discussões, apresentando projetos, iniciativas e filmes instigantes e fortes na relação com o seu tempo e pelo que representam. Ao longo de sua trajetória sempre esteve atenta às mudanças no campo da preservação, ao mesmo tempo, que propõe olhar para a história com perspectiva de futuro e, ainda, aproximou a educação do cinema criando espaços de construção coletiva para contribuir com o momento atual e urgente para a presença do audiovisual nas escolas”, relata Raquel Hallak, coordenadora geral da CineOP.

Temática Preservação: O Futuro Começa Agora

Sob a curadoria de José Quental e Vivian Malusá, a temática Preservação deste ano traz à tona “O Futuro da Preservação Audiovisual Começa no Presente”. O destaque será a integração da inteligência artificial nos processos de manutenção e preservação de acervos. A programação inclui mesas, conversas e seminários que irão explorar o impacto dessas novas tecnologias e os desafios de sua implementação. “Dados da FIAT (Federação de Arquivos de TV e Mídias) mostram que grande parte das televisões ao redor do mundo já utiliza algum tipo de inteligência artificial em seus trabalhos cotidianos, e a restauração de filmes também começa a fazer uso dessa tecnologia. E no Brasil, em que estágio estamos?”, questiona a curadoria.

A proposta é fomentar um diálogo transversal entre diversos atores do campo da preservação, promovendo a valorização do patrimônio audiovisual brasileiro. “A ampliação e desenvolvimento das redes de arquivos também são fundamentais para o futuro da área. Levantar esses questionamentos e encorajar novas perspectivas são os desafios que a curadoria de preservação se propõe”, afirma José Quental.

Temática História e Homenagem: Um Século de Animação Brasileira

Este ano, a Temática História celebra o “Cinema de animação no Brasil: uma perspectiva histórica”. Curada por Cleber Eduardo e Fábio Yamaji, a programação destaca a trajetória centenária da animação no país, marcada por desafios técnicos e econômicos, mas também por uma paixão heroica e autodidata. “Aos trancos e barrancos, a animação brasileira chega a 2024 com muitos orgulhos e demandas”, comenta Cleber Eduardo.

A programação inclui sessões de curtas e longas-metragens que revelam a diversidade de estilos, formas e criações ao longo das décadas. Além disso, rodas de conversa abordarão questões históricas e contemporâneas, processos criativos e condições de trabalho na animação brasileira. “Procuramos destacar o lugar nobre e essencial dos curtas-metragens, que são o coração do cinema de animação no Brasil e no mundo”, completa o curador.

A grande homenagem desta edição vai para o animador Alê Abreu, diretor de “O Menino e o Mundo”, filme indicado ao Oscar de Melhor Animação. “Alê se tornou sinônimo de criatividade formal, e sua trajetória de três décadas é especialmente coerente e obsessiva”, destaca Cleber Eduardo.

Temática Educação: Cinema na Escola

Na Temática Educação, Adriana Fresquet e Clarisse Alvarenga revisitam a ideia do Plano Nacional de Cinema na Escola, propondo diretrizes e recomendações para a criação de políticas públicas que incentivem o contato de crianças e jovens com o audiovisual. Com o mote “Plano Nacional de Cinema na Escola: Comunicação, Cultura e Educação”, a programação inclui masterclasses internacionais, sessões de filmes, apresentações de projetos audiovisuais educativos e debates.

Serão formados quatro grupos de trabalho (GTs) focados em formação docente, infraestrutura e equipamentos, acervos e curadorias, e pedagogias. “A emergência das tecnologias digitais possibilita diversificar as experiências pedagógicas, mas a conectividade também deve prever tempos e espaços para a desconexão”, afirma Adriana Fresquet.

A CineOP reafirma seu compromisso com a preservação e valorização do audiovisual brasileiro, destacando o papel essencial do cinema na educação e na cultura. Venha fazer parte deste evento pioneiro que, desde 2006, transforma Ouro Preto no epicentro da reflexão e celebração do cinema como patrimônio cultural.

Programas de Formação

A CineOP conta com a participação de importantes profissionais internacionais numa série de masterclasses internacionais e mesas de debates voltadas a várias das temáticas. Na 19a edição, participam: Macarena Bello (Chile), que vai falar sobre ações de preservação Cineteca Nacional do Chile, onde ela é uma das coordenadoras; Cielo Salviolo (Argentina), gestora cultural, pesquisadora e consultora, que vai tratar de “Infância e cultura digital na escola”; e Sebastian Wiedemann (Colômbia), cineasta, pesquisador e filósofo, para falar sobre “Ecologia de imagens em desaceleração”.

Além de sessões e discussões, a CineOP tem ainda seu programa de formação, que além das três masterclasses internacionais, conta este ano com sete oficinas gratuitas: “A preservação do cinema através dos objetos: diagnóstico e estado de conservação, com a doutora em Artes Jussara Freitas; “O Cinema na Sala de Aula”, com a doutora em Linguística Vanderlice Sól; “Produção audiovisual com inteligência artificial”, ministrada pelo cineasta Sergio Rossini; “Vídeo-maleta – Criação Audiovisual”, com o artista gráfico francês Jérôme Lopez; “Da ideia à tela: processo de realização de um filme de animação”, com a diretora e animadora Rosana Urbes; “Direção de Arte: A Estética da Cena”, com a diretora de arte Maria Cecília Amaral; e “Narrativas sonoras”, a ser oferecida pela diretora de som Bianca do Nascimento Martins. São ofertadas, ao todo, 250 vagas no Programa de Formação.

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SERVIÇO

19ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
19 a 24 de junho de 2024 | Presencial e Online

Veja a lista de filmes selecionados em: Todos os Filmes – 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

WWW.CINEOP.COM.BR

(fonte: divulgação)

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