2º Citronela Doc – Festival de Documentários de Ilhabela

2º Citronela Doc

Acontece no litoral paulista a segunda edição do Citronela Doc, o Festival de Documentários de Ilhabela. O evento, totalmente gratuito, começa no dia 4 de novembro e se encerra nos dias 6 (presencial) e 10 (online).

Na programação do Citronela Doc, estão documentários brasileiros contemporâneos, elogiados pela crítica e premiados em festivais. Além disso, um ciclo de debates com participação de cineastas e convidados.

A programação presencial acontece no Centro Cultural da Vila, em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Já o acesso online se dá através da plataforma digital de streaming todesplay (https://todesplay.com.br/).

Os longas

A mostra exibe 15 títulos, sendo oito longas e sete curtas-metragens, lançados em 2021 e 2022. Realizadores e representantes dos filmes marcam presença no festival e participam de conversas com o público após as projeções e integram mesas de debate.

Um dos grandes destaques da programação é O Território, vencedor do prêmio de público e do prêmio especial do júri na competição internacional de documentários do Festival de Sundance. A obra é um retrato fílmico da política de destruição ambiental e indígena do atual governo federal brasileiro.

Dois longas-metragens abordam temas ligados à música popular brasileira. Exibido no Festival do Rio e no É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, Belchior – Apenas um Coração Selvagem reúne raros materiais de arquivo que permitem traçar uma espécie de autorretrato do artista. E Manguebit se destaca como o vencedor do prêmio de melhor filme no In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical.

Além disso, o protagonismo feminino está presente em três longas. A Mãe de Todas as Lutas acompanha a trajetória de duas mulheres que estão à frente da luta pela terra no Brasil: Shirley Krenak, herdeira das Guerreiras Krenak, e Maria Zelzuita, uma das sobreviventes do Massacre de Eldorado dos Carajás (1996). Gilda Brasileiro – Contra o Esquecimento focaliza a história de uma estrada que, no século 19, era usada como rota secreta por traficantes de escravos na mata atlântica. Por fim, O Bem Virá parte em busca de 13 mulheres que, em 1983, no Sertão do Pajeú pernambucano, lutaram pelo direito à sobrevivência.

Finalizando, completam as exibições de longas-metragens dois títulos premiados internacionalmente. Deus Tem Aids foi eleito como melhor filme e vencedor do prêmio do público no festival Queer Porto (Portugal). Rolê – Histórias dos Rolezinhos venceu o grande prêmio no Festival de Rhode Island (EUA).

SERVIÇO:

2º Citronela Doc – Festival de Documentários de Ilhabela gratuito

Presencial: 4 a 6 de novembro de 2022 no Centro Cultural da Vila (Av. da Padroeira, 140 – Centro Histórico, Ilhabela)

Online: 4 a 10 de novembro de 2022 na plataforma todesplay (https://todesplay.com.br/)

Confira a programação completa no site oficial: https://citroneladoc.com.br/

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo