Pesquisar
Close this search box.
2 Corações (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

2 Corações

Avaliação:
4/10

4/10

Crítica | Ficha técnica

Distribuído pela Universal Pictures, 2 Corações (2 Hearts) não é oficialmente um filme feito para a TV, mas guarda todas as características de um. Afinal, traz uma história baseada em eventos reais, com uma mensagem ou bandeira a defender. E uma produção e direção burocrática. Além disso, se preocupa em evitar qualquer ponto que impeça uma exibição em qualquer horário do dia.

O filme conta a história de Jorge Bacardi, um dos herdeiros da fabricante de rum fundada em Cuba. O roteiro o chama de Jorge Bolívar (Adan Canto). Mas o fio condutor da trama é o outro protagonista, o jovem americano Chris (Jacob Elordi), que inclusive narra boa parte do relato, num tom apelativamente sentimental. A voz conta duas histórias românticas, já entregando que elas se cruzarão em algum momento.

Os romances se desenvolvem no automático, seguindo as fórmulas do gênero. O roteiro escorrega feio com exageros nos chavões do amor à primeira vista, nas aparições surpresas que beiram um stalker, no amor perfeito que ajuda a superar os problemas, enfim, no bom mocismo geral. Jorge se apaixona e se casa com a aeromoça Leslie (Radha Mitchell), em décadas passadas. No presente, Chris faz o mesmo com Sam (Tiera Skovbye), estudante da sua universidade. Como dita a fórmula, certamente algum problema interromperá esses contos de fadas, mas o que tenta ser um diferencial de interesse é o mistério do que unirá essas duas histórias. Na verdade, não há tanto mistério assim, pois o filme entrega que os dois protagonistas possuem graves problemas de saúde, e até vemos Chris indo para o hospital numa emergência na parte inicial da trama.

Elenco

Radha Mitchell, principalmente, e Adan Canto tiram de letra os seus papéis. Embora o roteiro não ajude, pois está repleto de chavões (e ainda, sem intenção, aproxima Adan de um stalker), os dois atores conseguem entregar interpretações convincentes.

Mas isso não acontece com o casal mais jovem, os bonitões típicos nos padrões estadunidenses. A loirinha Tiera Skovbye, da série Riverdale, até que não compromete, pois seu papel é acessório, concorrendo com a família do namorado nos momentos mais dramáticos. Porém, o saradão Jacob Elordi, de A Barraca do Beijo (The Kissing Booth, 2018), está péssimo. Talvez o roteiro tenha se perdido ao tentar retratar a triste vida desse rapaz seguindo aquelas descrições vagas de que era uma pessoa sempre alegre e bem-humorada. Mas o que temos na tela é um personagem caricato, que faz gracinhas uma atrás da outra, a ponto de irritar. O ator não ajuda, fazendo caras e bocas e poses de galã o tempo todo. Pior ainda, sua entonação falsa na narração deixa a história piegas. Fica até difícil acreditar que a centrada Sam tenha se apaixonado por esse garoto imaturo.

Direção

O diretor do filme é o mexicano Lance Hool, que costuma trabalhar mais como produtor. Entre seus créditos na direção, não há nada de destaque. Os filmes que dirigiu são: Braddock 2 (1985), Crepúsculo de Aço (Steel Dawn, 1987) e A Coragem de um Homem (One Man’s Hero, 1999). Depois de um longo hiato, volta para trás das câmeras neste 2 Corações. Embora o roteiro seja fraco, Lance Hool tampouco contribui para melhorá-lo. Os primeiros encontros, por exemplo, não precisavam ser tão escancarados. Além disso, ele devia notar que a narração estava no tom errado, então seria melhor cortar partes dela. Para piorar, ele desnecessariamente repete três vezes a mesma cena de Chris entrando na sala de cirurgia, revelando sua total falta de inspiração.

Enfim, sobram apenas as boas intenções do filme. De fato, é uma história bonita e tocante, e que ainda traz uma mensagem de esperança e de estímulo para doações de órgãos. Mas, talvez por ser inspirado em eventos reais envolvendo uma família importante, os realizadores lidam com luvas de pelica, com medo de desagradar os envolvidos. Com isso, acabam desagradando os espectadores.

___________________________________________

Ficha técnica:

2 Corações | 2 Hearts | 2020 | 101 min | EUA | Direção: Lance Hool | Roteiro: Robin U. Russin, Veronica Hool | Elenco: Jacob Elordi, Adan Canto, Tiera Skovbye, Radha Mitchell, Tahmoh Penikett, Kari Matchett, Jordan Burtchett, Anthony Konechny, Steve Bacic, Ryan Jinn.

Onde assistir:
2 Corações (filme)
2 Corações (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo