O Curta Velho Oeste abre as inscrições para a sua 2ª edição, que acontece entre os dias 24 e 28/10/2023 em Assis (SP). Realizadores do Brasil já podem inscrever seus filmes para as mostras. As exibições dos filmes selecionados acontecerão no Cine Fema Piracaia, um cinema de rua da década de 70, recém-restaurado, com capacidade para 580 espectadores.
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site www.curtavelhooeste.com.br. No site, estão também as regras e critérios para participar da seleção. O prazo das inscrições se encerra no dia 26 de julho, às 23h e 59 minutos.
Cinema do interior
Sob tema “Todo canto é um mundo”, inspirado no poema “O Apanhador de Desperdícios”, de Manoel de Barros, o festival volta o olhar para curtas-metragens produzidos no interior do Brasil. Dessa forma, busca criar uma janela de conexão entre os habitantes do Oeste Paulista e os demais interiores. Assim, busca impulsionar o recente movimento de interiorização do cinema nacional. A curadoria selecionará filmes finalizados a partir de 2021, com até 25 minutos de duração. Podem ser: documentário, ficção, experimental, híbrido ou animação. Por fim, vale apontar que apenas filmes produzidos fora das capitais brasileiras podem participar.
O evento tem como objetivo semear e provocar novas possibilidades de convivência e existência das mais diversas localidades geográficas e sociais. E, ao mesmo tempo, reconhecer e valorizar esses interiores em sua complexidade por meio do cinema.
Para tanto, apresenta ao público uma pluralidade de produções cinematográficas brasileiras. Para que, dessa forma, elas possam contribuir para construção de imaginários coletivos, como forma de redesenhar uma geografia de pertencimentos.
Exibições e atividades
Durante cinco dias o público poderá assistir os filmes das mostras. São elas: Mostra Competitiva Interior Brasil, com curtas de todo o interior brasileiro; Mostra Panorama Velho Oeste, dedicada a curtas produzidos no Oeste Paulista; e Mostra Infanto-Juvenil, voltada para produções destinadas ao público mais jovem, especialmente alunos do ensino público municipal de Assis.
Além disso, o festival ainda promoverá atividades paralelas. Assim, acontecerão: debates com realizadores após as exibições com as equipes dos filmes; estudos de caso de filmes produzidos no interior; e uma oficina de crítica cinematográfica, tendo como produto final a escrita de críticas e atribuição de menções honrosas aos filmes da Mostra Competitiva Interior Brasil por meio do Júri Pé-Vermelho.
Prêmios
Os filmes concorrerão aos prêmios “Troféu Jacú de Melhor Filme – Escolha da Crítica” e “Troféu Jacú de Melhor Filme – Escolha do Público”, decididos por votação popular, além das Menções Honrosas oferecidas pelo Júri Pé-Vermelho, composto por alunos da oficina de crítica cinematográfica.
Após a realização do festival em Assis, o II Curta Velho Oeste partirá em itinerância, percorrendo cidades do Vale do Paranapanema. Com isso, exibirá uma seleção de curtas em parceria com o Festival Internacional de Cinema de São Paulo – Curta Kinoforum.
O II Curta Velho Oeste tem coordenação do Polo Audiovisual do Velho Oeste e produção da Oeste Cooperativa Audiovisual. Para concluir, o festival conta com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo