A Fundação Clóvis Salgado (FCS) realiza o 25° FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, entre os dias 11 e 22 de outubro de 2023.
Neste ano, o festival recebeu 3.031 obras, sendo 944 filmes nacionais de 27 estados brasileiros e centenas de outros filmes de 106 países. É o maior número de inscrições da sua história.
Nesta edição, o FestCurtasBH exibe 142 filmes, entre mostras competitivas, paralelas e especiais, distribuídas ao longo de 30 programas, além de sessões on-line. A lista com todos os filmes selecionados está disponível aqui.
As sessões presenciais acontecem no Cine Humberto Mauro, na Sala Juvenal Dias, no Espaço Mari’Stella Tristão e na Galeria Aberta Amilcar de Castro, do Palácio das Artes, com acesso gratuito. Além da exibição de filmes, acontecerão sessões comentadas, mesa-redonda, debates, exposição, show de abertura, e a oficina de crítica “Corpo Crítico”.
Já o público de outras regiões do país poderá ter acesso on-line às sessões fílmicas na plataforma própria do Cine Humberto Mauro, o cineHumbertoMauro/MAIS.
O presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, destaca que o FestCurtasBH é uma grande janela de exibição para as múltiplas formas do audiovisual. “A cada novo FestCurtasBH, somos surpreendidos com a criatividade e as provocações dos realizadores. É motivo de orgulho que a Fundação Clóvis Salgado invista em uma iniciativa tão potente quanto o Festival. De forma gratuita e democrática, oferecemos ao nosso público uma programação extensa, variada e que sempre busca refletir as urgências da contemporaneidade por meio de produções em curta-metragem. Teremos aqui dias muito ricos, não só para quem puder vir presencialmente, mas também para quem estiver em casa e quiser conferir a programação”, diz.
A coordenadora de Programação e Curadoria do Festival, Ana Siqueira, explica que, nesta edição, o FestCurtasBH propõe um olhar mais atento às produções das mulheres. “O 25º FestCurtasBH apresenta duas mostras especiais que se dedicam a cinemas de criações estéticas e políticas tão fundamentais quanto pouco conhecidos entre nós. A mostra ‘Manifestar entre experiências e experimentações: audiovisual de mulheres e dissidências’ (1966-2021), com a história do cinema feito por mulheres na América Latina desde os anos 1960 até os dias de hoje. Já a segunda mostra especial se volta para o aclamado trabalho da cineasta e artista visual estadunidense Cauleen Smith, que vem pela primeira vez ao Brasil. A artista apresentará um programa de curtas-metragens e uma conferência”, elenca Ana Siqueira.
___________________________________________
Serviço:
25º FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte
[presencial] 11 a 22 de outubro de 2023 | [on-line] 14 a 23 de outubro de 2023
[exposição] SPACE STATION: A Rock in a River, de Cauleen Smith
[presencial] 13 a 29 de outubro de 2023
[oficina] CORPO CRÍTICO convida INDETERMINAÇÕES
[presencial] 11, 12, 16 e 17 de outubro de 2023
[local] Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro, Sala Juvenal Dias, Espaço Mari’Stella Tristão e Galeria Aberta Amilcar de Castro
[informações] [email protected] | (31) 3236-7367
(fonte: divulgação)
(foto/divulgação: “Where Do I Belong”)