Diretores, produtores e cineastas responsáveis pelos seis documentários vencedores do “Edital Conexão Juventudes” participam, na próxima sexta-feira (19), de um debate sobre os filmes no anexo do Espaço Itaú de Cinema da Rua Augusta, 1470, em São Paulo. Marcado para as 19h, o bate-papo, promovido pelo Instituto Unibanco e pela Associação Cultural Kinoforum, compõe a programação do 33º Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum. A ação integra as atividades de lançamento dos curtas-metragens em São Paulo, nos dias 19 e 20 de agosto.
As produções selecionadas, que receberam apoio técnico e financeiro para sua realização, retratam o cotidiano de jovens estudantes do Ensino Médio durante a pandemia da Covid-19 em cinco estados – Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Norte. Cada filme tem 26 minutos de duração, com abordagens de temas variados, como estudantes imigrantes, educação indígena e afrocentrada, gravidez na adolescência, inclusão digital, violência urbana e dificuldades para compatibilizar emprego e estudo.
A roda de conversa contará com as presenças de Victor Dias, diretor, e Bernard Machado, diretor de fotografia, de “Onde Aprendo a Falar com o Vento” (MG); Marcio Bigly, diretor, e Talyta Magno, produtora-executiva, de “DesConectados” (PI); Victor Furtado, montador de “Terremoto”; Leandra Moreira, produtora-executiva, e Gustavo Moraes, diretor, de “Adolescer” (ES); Rodrigo Sena, diretor e roteirista, e Cacique Luiz Katu, personagem e assistente de direção, de “Antes do Livro Didático, o Cocar (RN)”; Larissa Fernandes e Deivid Mendonça, diretores de “Contraturno” (GO); e três convidados especiais – Márcia Medeiros, diretora, editora e mentora de montagem dos filmes; e Val Gomes e João Jardim, cineastas e membros da comissão de seleção do edital.
Sessões
A estreia no cinema começa às 17h, com “Antes do Livro Didático, o Cocar”, “desConectados” e “Onde Aprendo a Falar com O Vento”, que serão seguidos pelo debate e por uma breve confraternização. Às 21h, serão exibidos os filmes “Adolescer”, “Contraturno” e “Terremoto”. Os interessados devem retirar os bilhetes gratuitos com uma hora de antecedência de cada sessão.
No sábado (20), haverá uma reexibição na Sala Lima Barreto, no Centro Cultural São Paulo, também na capital, em duas sessões: às 15h, com os filmes “Antes do Livro Didático, o Cocar”, “desConectados” e “Onde Aprendo a Falar com O Vento”; e às 17h, com “Adolescer”, “Contraturno” e “Terremoto”. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, retirado na bilheteria com uma hora de antecedência da sessão.
“São obras tão reais e atuais, com a cultura de cada região em um país continental. O presente é de muitas dificuldades para os nossos jovens, sobretudo no Ensino Médio público. Além das obras, queremos estimular um espaço de diversidade e reflexão em torno do tema”, explica Tiago Borba, gerente de Gestão Estratégica do Instituto Unibanco.
Para Zita Carvalhosa, diretora do Curta Kinoforum, esta programação “sintoniza-se com um dos principais focos do festival, que é estimular a expressão audiovisual de jovens realizadores em trabalhos que expressam suas realidades e anseios. Poder exibir esses documentários em tela grande de uma sala escura de cinema é uma alegria para nós”.
Além das apresentações presenciais, os filmes do Edital Conexão Juventudes também ficarão disponíveis online, na plataforma de streaming Itaú Cultural Play, como parte da programação do Curta Kinoforum. Os filmes vão ao ar também no dia 19, a partir das 21h, e ficarão disponíveis na plataforma gratuitamente.
Exibição 2: Das 17h às 18h40 – Adolescer / Contraturno / Terremoto
Programação
19/08, sexta-feira
17h00: “Antes do Livro Didático, o Cocar” / “desconectados” / “Onde Aprendo a Falar com O Vento”
19h00: bate-papo
21h00: “Adolescer” / “Contraturno” / “Terremoto”
Espaço Itaú de Cinema (Anexo Sala 4) – Rua Augusta, 1470, Consolação
Ingressos gratuitos, retirar com 1 hora de antecedência de cada sessão
20/08, sábado
15h00: “Antes do Livro Didático, o Cocar” / “desconectados” / “Onde Aprendo a Falar com O Vento”
17h00: “Adolescer” / “Contraturno” / “Terremoto”
Centro Cultural São Paulo (Sala Lima Barreto) – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso
Ingressos gratuitos, retirar com 1 hora de antecedência de cada sessão
(foto: “Adolescer”/divulgaão)
Mais informações:
www.youtube.com/curtakinoforum
www.instagram.com/curtakinoforum/