A 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, neste ano, acontecerá de forma predominantemente virtual, adaptando-se ao isolamento social da pandemia do Covid-19.
Para isso, a Mostra utilizará uma plataforma exclusiva, a Mostra Play. Os títulos disponibilizados custarão R$ 6,00 por visualização. Este ano, dada as diferentes formas de exibição e ao valor reduzido dos ingressos, a Mostra não oferecerá pacotes e haverá número limitado de visualizações por filme.
Além do streaming, a Mostra oferecerá também sessões no Belas Artes Drive-in e no Cinesesc Drivein (na unidade Sesc Parque Dom Pedro II).
Abertura
A abertura da 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontece no dia 22 de outubro, às 19h30. Nova Ordem (New Order), longa-metragem dirigido pelo mexicano Michel Franco, vencedor do Grande Prêmio do júri em Veneza, é o título escolhido para o evento. Com apresentação virtual de Renata de Almeida e Serginho Groisman, o filme será exibido no Belas Artes Drive-In, com apresentação virtual de Renata de Almeida e Serginho Groisman. O público terá acesso à cerimônia pela plataforma Mostra Play e, a partir das 00:01 do dia 23, o título também poderá ser visto online.
Devido às atuais condições restritivas, não será possível a presença física de convidados na Mostra. Assim, os diretores e profissionais da área estarão em vídeos e entrevistas previamente gravadas e lives.
O pôster da Mostra, tradicionalmente assinado por um artista famoso, nesta edição é obra do cineasta chinês Jia Zhangke. Seus mais recentes trabalhos – o curta A Visita e o longa Nadando Até o Mar Se Tornar Azul, integram a programação do evento.
Prêmios e homenagens
Nesta edição, a Mostra Internacional de Cinema fará duas homenagens com o Prêmio Humanidade: a primeira será aos funcionários da Cinemateca e a segunda ao conceituado documentarista americano Frederick Wiseman, diretor de City Hall, longa confirmado na seleção do evento.
O prêmio Leon Cakoff será entregue à produtora Sara Silveira. Em homenagem a ela, a Mostra irá exibir sua mais recente produção, o longa Todos os Mortos, de Marco Dutra e Caetano Gotardo, no Cinesesc Drive-in no dia 2 de novembro, onde a produtora receberá o prêmio.
Destacam-se na seleção desta 44ª Mostra filmes premiados e exibidos em festivais internacionais, além de títulos inéditos como: Kubrick por Kubrick, de Gregory Monro, O Ano da Morte de Ricardo Reis, de João Botelho, Berlim Alexanderplatz, de Burhan Qurbani, Araña, do chileno Andrés Wood, Vencidos da Vida, de Rodrigo Areias, O Paraíso da Serpente, de Bernardo Arellano, Ordem Moral, de Mário Barroso, Sportin’ Life e Sibéria, ambos de Abel Ferrara, City Hall, de Frederick Wiseman, Entre Mortes, de Hilal Baydarov, A Herdade, de Tiago Guedes, entre outros.
Já brasileiro Fernando Coni Campos (1933-1988) ganha homenagem póstuma nesta edição do evento com a apresentação especial de três de seus sete longas-metragens: Viagem ao Fim do Mundo (1968), Ladrões de Cinema (1977) e O Mágico e o Delegado (1983).
Por fim, compõem o júri da 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo a montadora Cristina Amaral, o diretor e dramaturgo Felipe Hirsch e a produtora Sara Silveira.
Mais informações em: www.mostra.org