A Mostra Internacional de Cinema vai ser palco de dois lançamentos de livros que transitam pelo cinema brasileiro e mundial. “Cinemas Periféricos – Estéticas e Contextos Não Hegemônicos”, livro de Ivonete Pinto, apresenta artigos que refletem sobre cinematografias fora do eixo de produção predominante. Já “Helena Ignez, Atriz Experimental”, a artista cujo nome está inscrito na história do cinema brasileiro, ganha análise estética de sua trajetória artística pelas Edições Sesc SP.
Saiba mais abaixo.
Cinemas Periféricos – Estéticas e Contextos Não Hegemônicos
O livro traz 52 artigos divididos por continentes, reunindo textos inéditos e a produção de mais de duas décadas publicada em revistas, jornais e sites em torno de filmes de países como Turquia, Irã, Tailândia, Índia, Camboja, Azerbaijão, Rússia e Romênia.
O prefácio é escrito por Stephanie Dennison, professora de Estudos Brasileiros na Universidade de Leeds (UK), que ressalta que “a autora contextualiza suas observações em uma série de ensaios introdutórios que traçam a origem e desenvolvimento de conceitos tais como World Cinema, contribuindo assim para a teorização do cinema não- hollywoodiano.”
O texto de apresentação é da diretora da Mostra de Cinema de São Paulo, Renata de Almeida, no qual destaca que “o cinema pode ser uma janela que nos faz entender e até nos identificar com o desconhecido.
Sobre a autora
Ivonete Pinto é jornalista, doutora pela ECA-USP; presidente da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema – gestão 2019/2021) professora no curso de Cinema UFPel; coeditora da revista Teorema, colaborada do Cinema Escrito; é autora dos livros A Mediocridade, Descobrindo o Irã, Samovar nos Trópicos e coorganizadora de Bernardet 80: Impacto e Influência no Cinema Brasileiro e Ismail Xavier – um pensador do cinema brasileiro.
Serviço:
Sessão de autógrafos do livro “Cinemas Periféricos – Estéticas e Contextos Não Hegemônicos”, de Ivonete Pinto
Dia 30 de outubro de 2021, 19h
Livraria do Espaço Itaú (R. Augusta, 1475 – Consolação)
Editora: Paco Editorial
Número de páginas: 384
Preço de capa: R$ 56,90
Helena Ignez, Atriz Experimental
Em 232 páginas, livro dos professores e pesquisadores Pedro Guimarães e Sandro de Oliveira destaca as inovações e contribuições da atriz, roteirista e diretora para a construção dos denominados cinema novo e marginal
“Uma obra pioneira que chega ao mercado com a proposta de revigorar a reflexão e a análise dedicadas ao trabalho de atrizes e atores do cinema brasileiro.” Com essas palavras, Ismail Xavier, professor emérito da Escola de Comunicações e Artes da USP, define o livro. Além disso, em seu texto de introdução ele destaca as inovações que Helena trouxe para o trabalho autoral, em parte resultantes de sua parceria com Rogério Sganzerla (1946-2004) e Júlio Bressane nos filmes da produtora Belair, a partir de 1970.
Para situar o estudo desenvolvido pelos autores, há, no início da obra, referências sobre a formação de Helena, desde o curso na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, em um período que essa escola e a universidade se destacaram no cenário brasileiro como um centro formador de alta qualidade, a seus primeiros anos de atuação em peças de teatro e sua estreia no cinema com o curta-metragem Pátio (1959), primeiro filme de Glauber Rocha (1939-81).
“Ao refletir sobre o percurso da atriz com precisão conceitual e clareza de exposição, este livro responde a uma forte demanda nas pesquisas de cinema, teatro e interpretação. Uma notável contribuição para os estudos da cultura brasileira”, sintetiza Xavier.
Sobre os autores
Pedro Guimarães é professor e pesquisador em Cinema e Audiovisual do Instituto de Arte da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e doutor pela Universidade Paris 3 – Sorbonne Nouvelle (França). É coordenador do GEAs (Grupo de Pesquisa sobre o Ator no Audiovisual/Unicamp), cocoordenador do Genecine (Grupo de Estudos sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais/Unicamp) e integra o laboratório de pesquisas ACCRA (Approches Contemporaines de la Création et de la Recherche Artistique), da Universidade de Estrasburgo (França). É autor de artigos nos campos dos estudos atorais, da história e estética do cinema e dos gêneros cinematográficos (melodrama, musical, filme noir).
Sandro de Oliveira é graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp, com pesquisa na área de atuação experimental no cinema. É professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no curso de Cinema e Audiovisual e integra a ACCRA, laboratório de pesquisa em artes e mídias da Universidade de Estrasburgo (França). Participa, ainda, de grupos de pesquisa do CRIA (Centro de Realização e Investigação no Audiovisual – UEG), sob a coordenação do prof. dr. Rafael de Almeida T. Borges, e do GEAs, coordenado pelo prof. dr. Pedro Guimarães.
Serviço:
Sessão de autógrafos do livro “Helena Ignez, Atriz Experimental”, de Pedro Guimarães e Sandro de Oliveira
Dia 31 de outubro de 2021, 19h
Livraria do Espaço Itaú (R. Augusta, 1475 – Consolação)
Editora: Edições Sesc São Paulo
Número de páginas: 232
Preço de capa: R$ 65,00