Longas-metragens brasileiros, longas-metragens estrangeiros, longas-metragens documentais e curtas-metragens brasileiros podem se inscrever entre 15 de março e 20 de abril de 2022.
O Festival de Cinema de Gramado dá a largada para a sua histórica 50ª edição, que acontece entre os dias 12 e 20 de agosto de 2022. Realizadores do Brasil e de países ibero-americanos já podem anotar a data: dia 15 de março, às 10h, abrem as inscrições para as mostras competitivas de longa-metragem brasileiro (LMB), longa-metragem estrangeiro (LME), longa-metragem documental (LMD) e curta-metragem brasileiro (CMB). As fichas de inscrição estão disponíveis no site www.inscricoescinema.com.br. O prazo se encerra no dia 20 de abril, às 23 horas e 59 minutos. Todas as regras e critérios para participar da seleção constam no regulamento, que está disponível no site do Festival (www.festivaldegramado.net).
Podem se inscrever filmes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela concluídos a partir de 1° de maio de 2020. São 12 categorias premiadas com o cobiçado Kikito para LMB, seis para LME, 10 para CMB e Melhor Filme para longa-metragem documental (LMD). As inscrições para as mostras competitivas de longa-metragem gaúcho (LMG) e curta-metragem gaúcho (CMG) terão as datas divulgadas posteriormente.
Festival de Cinema de Gramado passa a contar com mostra competitiva de documentários nacionais
Documentaristas brasileiros terão, em Gramado, uma nova janela de exibição. A partir deste ano, o Festival passa a contar com uma mostra competitiva dedicada especialmente ao gênero. Serão cinco filmes selecionados que concorrerão ao Kikito de Melhor Filme de Longa-Metragem Documental.
Os longas documentais, assim como os longas brasileiros e estrangeiros, serão selecionados pela equipe curatorial do Festival, composta pelo crítico de cinema e professor universitário Marcos Santuario, pela atriz e cantora argentina Soledad Villamil e pela atriz, roteirista e cineasta Dira Paes.
Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, e secretária de Turismo de Gramado, relembra a trajetória do gênero em cinquenta anos de história: “Gramado é um festival muito plural. Temos um longo relacionamento com o gênero documental que, dentre muitos capítulos, podemos relembrar o clássico Ilha das Flores, de Jorge Furtado, Uma Longa Viagem, de Lúcia Murat, até filmes mais recentes, como Cavalo de Santo, de Mirian Fichtner e Carlos Caramez, exibido na última edição”.
Os selecionados terão uma janela de exibição diferenciada: os cinco filmes serão veiculados pelo Canal Brasil, dentro da programação do Festival de Gramado, e disponibilizados no Globoplay durante o evento. Escolhido pelo júri, o vencedor será, ainda, exibido no Palácio dos Festivais como filme de encerramento da edição.
(foto: Diego Vara / Pressphoto)