Para celebrar seus 11 anos, a 8½ Festa do Cinema Italiano trará uma semana de programação especial às principais cidades brasileiras, de 27 de junho a 3 de julho de 2024. Com patrocínio da Generali Brasil, um dos maiores grupos de seguros do mundo, de origem italiana, o evento promete encantar os cinéfilos de todo o país.
Considerada uma das mostras de cinema mais apreciadas globalmente, o festival já confirmou sua presença em 15 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Caxias do Sul, Maceió, Niterói e Volta Redonda. Este ano, Caxias do Sul participa pela primeira vez.
Em São Paulo, a programação ocupa as salas do Espaço Augusta de Cinema, REAG Belas Artes, Cine Satyros Bijou e Cinesystem Frei Caneca.
A campanha deste ano, inspirada nos supermercados italianos dos anos 80, foi realizada em uma verdadeira mercearia italiana, trazendo referências a filmes clássicos italianos e produtos populares na Itália. A programação atual conta com 10 filmes, que serão exibidos em salas de cinema por todo o Brasil.
“Essa é uma oportunidade incrível para aproximar ainda mais o público brasileiro e promover o acesso à cultura. É um grande prazer para a Generali apoiar um evento tão significativo, que está alinhado com nossa herança e DNA italianos”, afirma Andrea Crisanaz, CEO da Generali Brasil.
Filmes selecionados
Entre os destaques deste ano está o longa de estreia da diretora Léa Todorov, Maria Montessori – Ensinando com Amor. A produção oferece um olhar inovador sobre inclusão, respeito às diferenças e feminismo no início do século 20, explorando o método pedagógico criado pela italiana Maria Montessori, centrado na liberdade e autonomia das crianças. O filme é estrelado por Jasmine Trinca, que esteve no Brasil em 2023 como convidada do festival.
Outro destaque é Segredos, dirigido por Daniele Luchetti, uma adaptação do romance de Domenico Starnone. Protagonizado por Elio Germano, o longa narra a história de dois amantes que decidem confessar segredos obscuros, transformando uma brincadeira em uma reflexão profunda sobre a natureza humana.
O Sequestro do Papa, de Marco Bellocchio, é uma das grandes provocações da mostra. Este filme apresenta um olhar rigoroso sobre a complexidade das relações entre o Estado e a Igreja, sob uma perspectiva de filme de terror. Exibido na competição oficial do Festival de Cannes e vencedor de cinco prêmios David di Donatello em 2024, incluindo Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino, o longa critica o moralismo católico e se baseia em uma história real. Além disso, o filme recebeu o Globo de Ouro italiano, prêmio concedido pela imprensa estrangeira da Itália aos melhores filmes do ano.
A Imensidão, dirigido por Emanuele Crialese e protagonizado por Penélope Cruz, também integra a programação. Indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2022, o filme aborda questões de gênero enfrentadas por um adolescente e se destaca no gênero coming-of-age.
Outro grande destaque é Ainda Temos o Amanhã, de Paola Cortellesi, um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema italiano recente. O filme venceu cinco prêmios David di Donatello, incluindo Melhor Direção Estreante, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz (Paola Cortellesi), Melhor Atriz Coadjuvante (Emanuela Fanelli) e Prêmio da Juventude.
A programação deste ano também conta com Lubo, de Giorgio Diritti, baseado no romance “Il seminatore” de Mario Cavatore; Enea, de Pietro Castellitto, que integrou a competição oficial no Festival de Veneza 2023; Il Boemo, de Petr Václav; A Última Noite de Amore, de Andrea Di Stefano; e O Divino Zamora, de Neri Marcorè, marcando a estreia do diretor no cinema.
A 8½ Festa do Cinema Italiano promete ser uma celebração imperdível do cinema italiano, trazendo filmes que não só entretêm, mas também estimulam discussões importantes sobre inclusão, feminismo, história e questões sociais contemporâneas.
Pré-abertura e atividades especiais
Na terça-feira, 25, será realizada no Espaço Augusta de Cinema a pré-abertura do Festival, destinada a convidados e público pagante, com coquetel às 20h e sessão às 21h. Será exibido o longa Ainda Temos o Amanhã, de Paola Cortellesi, filme mais visto na Itália em 2023. Na ocasião, estarão presentes o diretor do Festival, Stefano Savio, o diretor e a vice-diretora do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, Lillo Teodoro Guarneri e Margherita Marziali, além do Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, e da vice-cônsul Livia Satullo.
Convidado de honra deste ano será o realizador Daniele Luchetti, um dos autores italianos mais relevantes da sua geração, com obras como Meu Irmão é Filho Único, Laços e A Nossa Vida. Luchetti virá ao Brasil para exibir seu último filme, Segredos (Confidenza), apresentado com sucesso no Festival de Rotterdam. Luchetti passa por São Paulo e Rio de Janeiro durante o Festival. Na quarta-feira, 26, o diretor participa de uma conversa intitulada Escrever para o cinema. Da literatura à tela no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, às 19h com entrada gratuita, que integra a programação do Fare Cinema, com Maurício Santana Dias, com mediação de Margherita Marziali, vice-diretora do IICSP (localizado na Av. Higienópolis 436). Haverá um coquetel servido a partir das 18h30. As inscrições podem ser feitas no site do IICSP: https://encurtador.com.br/mPuv7 .
Para saber mais, acesse aqui.