Pesquisar
Close this search box.

8 ½ Festa do Cinema Italiano Online: 17 a 27/06/2021

8 ½ Festa do Cinema Italiano 2021

A 8 ½ Festa do Cinema Italiano Online acontece entre 17 e 27 de junho de 2021.

A edição deste ano acontece novamente online e gratuita. Na programação, estão 11 filmes inéditos, 2 deles em pré-estreia, cada um disponível por dois dias e todo dia dois novos filmes para assistir.

Além disso, a 8 ½ Festa do Cinema Italiano Online apresenta a Mostra Foco, em homenagem à diretora Alice Rohrwacher. Quatro filmes da cineasta estarão disponíveis durante todo o evento.

Destaques

Entre os destaques da mostra, está Irmãs Macaluso, que é uma adaptação para o cinema da peça da própria diretora Emma Dante. O filme competiu em Veneza 2020 e abre o Festa este ano. Além disso, a autora participa de uma conversa online na abertura, dia 17. 

A Vida Solitária de Antonio Ligabue, de Giorgio Diritti, conta a história de um dos mais surpreendentes artistas italianos do século 20. Para isso, Elio Germano está quase irreconhecível em sua caracterização como Ligabue. Ele vive por anos em uma cabana à beira do rio sem nunca ceder à solidão, ao frio e à fome. Assim, na Itália fascista, a pintura é o seu caminho para construir sua identidade, a possibilidade real de ser reconhecido e de amar o mundo.

Por outro lado, para quem procura um drama italiano clássico, a dica é Irmãos à Italiana, com Pierfrancesco Favino. O filme conta, baseado num caso real, a história de um garoto que viu o pai juiz sofrer um atentado cometido pelas Brigate Rosse, um caso emblemático na Itália. Na pré-estreia do filme na Itália, que passou em Veneza ano passado, toda a Direita se uniu para defender o filme, mesmo antes de vê-lo, por conta do gancho de poder falar que a “esquerda é terrorista”. Porém, essencialmente o filme é uma história muito pessoal de pai e filho.

Por fim, a programação traz duas comédias , Bangla e Troca Tudo. Este último, dirigido por Guido Chiesa, é uma comédia sobre uma mulher que se enche do machismo cotidiano e decide mudar tudo.

Narrativas diferenciadas

No entanto, se a ideia é buscar uma linguagem diferente, a sugestão é o estranho Predadores. que ganhou melhor roteiro na Orizzonti de Veneza 2020. Ou, então, Fábulas Sombrias (Favolacce), dos irmãos Fabio e Damiano D’Innocenzo, filme que levou o Urso de Prata de Melhor Roteiro no Festival de Berlim 2020. Afinal, trata-se de um cinema inventivo, com linguagem muito particular, que dá ao filme um ritmo e uma atmosfera diferente de tudo. O longa retrata o cotidiano e o desconforto de várias famílias que vivem em um subúrbio de Roma, visto pelo olhar das crianças. Aliás, pode-se dizer que é um conto de fadas sombrio e belo.

Rômulo e Remo: O Primeiro Rei chama a atenção, entre outros aspectos, por ser todo falado em proto-latim. O filme se passa em 753 A.C, o ano da fundação de Roma, e conta a lenda de Rômulo e Remo, os fundadores da cidade eterna.

Onde assistir?

A programação fica disponível dentro da plataforma Looke.

Alice Rohrwacher

Alice Rohrwacher é uma das diretoras italianas mais prestigiadas da atualidade. No Brasil, ela é principalmente conhecida por Feliz como Lázaro (Lazzaro Felice, 2018), que ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes. Aliás, logo no seu primeiro longa-metragem, Corpo Celeste (2011), ela já conseguiu entrar na seleção da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Depois, em 2014, ela retornou a Cannes com As Maravilhas, dessa vez na competição oficial, e levou o Grande Prêmio do Júri. Em 2019, Alice Rohrwacher levou à Mostra di Cinema de Veneza o curta Omelia Contadina, que realizou em parceria com o artista francês JR.

A 8 ½ Festa do Cinema Italiano Online exibe seus seguintes filmes:

Corpo Celeste (2011)

As Maravilhas (2014)

9×10 Novanta (2014)

Omelia Contadina (2020)

Mais informações: https://br.festadocinemaitaliano.com/

Relação dos filmes da programação principal:

As Irmãs Macaluso (2020), de Emma Dante

5 é o Número Perfeito (2019), de Igor Tuveri

Bangla (2019), de Phaim Bhuiyan

Fábulas Sombrias (2020), de Damiano D’Innocenzo e Fabio D’Innocenzo

Volare (2019), de Gabriele Salvatores

Troca Tudo (2020), de Guido Chiesa

Irmãos à Italiana (2020), de Claudio Noce

Rômulo e Remo: O Primeiro Rei (2019), de Matteo Rovere

Era Uma Vez a Máfia (2019), de Franco Maresco

A Vida Solitária de Antonio Ligabue (2020), de Giorgio Diritti

Os Predadores (2020), de Pietro Castellitto

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo