A 9ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo de 2024, que tem o tema “Longe, Mas Perto”, rodou sua programação em alguns cinemas da capital paulista. Organizado pelo Instituto Confúcio na Unesp, agora o evento será gratuito e transmitido online para todo o Brasil entre 13 e 30 de novembro, através da plataforma Spcine Play. A seleção inclui oito filmes contemporâneos chineses, sendo que muitos são inéditos e inacessíveis em outras plataformas de streaming no país.
Para celebrar os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China, a curadoria assinada por Shi Wenxue, mestre em Ciências do Cinema pela Academia de Cinema de Pequim, e Lilith Li, fundadora da LiLiMB Culture, leva os espectadores a uma imersão visual e cultural na China. Os filmes selecionados abordam temáticas que variam do heroísmo e valores modernos, passando pela reflexão social e amor urbano, até a celebração das tradições artísticas e culinárias do país.
Programação
Entre os destaques, está o drama de ação Retorno ao Tibete, dirigido por Guoxing Chen e Lhapal Gyal, premiado no Festival Internacional de Cinema de Mumbai. O documentário De Trem-bala pela China, de Tan Mengsha, explora o impacto do transporte de alta velocidade na vida chinesa, enquanto Jornada Sem Fim, de Mo Dai, traz um olhar sobre os dilemas morais de um ex-policial que busca justiça. O romance urbano À Espera do Amor, de Shixian Wu, e o drama Pós-verdade, de Cheng Peng Dong, vencedor do prêmio de Filme mais Comentado do Ano no Weibo Movie Night Awards, também integram a programação, ampliando as perspectivas sobre a sociedade chinesa contemporânea.
Outros títulos na mostra incluem A Lenda da Serpente Branca, de Xianfeng Zhang, uma obra que utiliza a ópera cantonesa em uma adaptação moderna e imersiva de uma lenda clássica. A sensibilidade está presente no documentário Quatro Primaveras, de Qingyi Lu, que retrata quatro celebrações do Ano Novo Chinês, e em Sabores da Vida, que explora a culinária como metáfora das emoções e relações familiares.
O evento tem se consolidado desde 2016 como um importante canal de intercâmbio cultural entre Brasil e China, permitindo ao público brasileiro um contato mais profundo com a cultura chinesa. Segundo o Prof. Luís Antonio Paulino, diretor do Instituto Confúcio na Unesp, a mostra já trouxe ao Brasil mais de cem produções chinesas, oferecendo uma “janela para a China, sua cultura e cineastas”.
___________________________________________
Serviço:
9ª Mostra de Cinema Chinês
Datas: 13 a 30 de novembro de 2024
Exibição: Online e gratuita em Spcine Play
Classificação Indicativa: Livre
Programação completa: mostracinema.institutoconfucio.com.br