O longa documental A Arte do Assassinato Político (The Art of Political Murder) estreia na quarta-feira, 16 de dezembro, às 22h, na HBO e por streaming na HBO GO. O documentário é baseado no premiado livro homônimo de Francisco Goldman e produzido pelos ganhadores do Oscar® George Clooney e Grant Heslov.
Antes de tudo, vale dizer que a produção conta a história do assassinato do bispo Juan Gerardi em 1998. A partir de sua atuação como ativista de direitos humanos, ele comoveu um país devastado por décadas de violência política e marcado pela luta por justiça.
Segundo o produtor executivo George Clooney: “O bispo Juan Gerardi procurou revelar crimes e a corrupção na Guatemala e pagou com a vida por isso. Grant e eu estamos orgulhosos de mostrar sua coragem ao mundo.”
Primordialmente, o filme destaca a atuação da equipe de jovens investigadores que trabalhou no caso. Como resultado de seus esforços, eles desvendaram episódios de traição, condutas inapropriadas e corrupção que atingiam os mais altos níveis do governo.
Apenas dois dias depois da publicação do relatório incriminador contando as atrocidades da guerra civil nos círculos militares guatemaltecos, o corpo do bispo Gerardi foi encontrado. De acordo com a apuração, ele foi violentamente espancado e deixado sem vida na garagem da casa paroquial da Igreja de San Sebastián, na Guatemala. A fim de evitar que o caso fosse abafado, os jovens investigadores que redigiram o relatório com Gerardi desafiaram perigosas intimidações.
Nesse sentido, o documentário intercala imagens em vídeo e fotos de arquivo com entrevistas atuais com as pessoas envolvidas na divulgação da verdade sobre o assassinato de Gerardi. De fato, muitos depoimentos mencionam o legado do bispo, presente até hoje. Tal como permanecem, em toda a Guatemala, os pôsteres e os grafites sobre o bispo, dando a dimensão do legado do seu trabalho a da sua luta para expor como o poder busca suprimir a oposição impunemente.
Para finalizar, A Arte do Assassinato Político é dirigido por Paul Taylor e produzido por Teddy Leifer, da Rise Films, e faz parte de uma coleção de cinco documentários sobre crimes, exibidos às terças-feiras, na HBO. Além deste filme, a antologia inclui: Louco Não, Doido (Crazy, Not Insane), O Mistério de D.B. Cooper (The Mystery Of D.B. Cooper), Complexo de Deus (Baby God) e A Cobra do Alabama (Alabama Snake).
foto: Photo by Tom Turley. Copyright Rise Films Ltd.
fonte: divulgação