A Colheita (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

A Colheita

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

A Colheita se diferencia entre os filmes do gênero por não ser apelativo. Ou seja, tenta construir um clima de suspense sem recorrer aos jump scares (sustos) e à violência gráfica.

Este é o primeiro longa-metragem do diretor montenegrino Ivan Kraljevic. Apesar disso, ele possui vasta experiência atrás das câmeras, tendo atuado desde 1988 como assistente de direção ou diretor de segunda unidade. Entre esses trabalhos, alguns de terror, como a refilmagem de A Hora do Pesadelo (2010), Padre (2011) e Annabelle (2014).

Ao assumir a direção em A Colheita, Ivan Kraljevic opta por investir na violência sugerida e não na explícita. Por isso, no prólogo a matança provocada pelo garoto Amos acontece fora do quadro. Ou seja, ele entra na casa com um machado na mão, e ouvimos os gritos de desespero, mas a câmera permanece do lado de fora.

A trama

Depois, a estória acompanha Jake, uma das crianças que testemunhou esse crime, agora um adulto. Como seu casamento está em crise, ele resolve viajar com a mulher e os dois filhos pequenos para a região onde ele cresceu, numa comunidade Amish. Mas, lá, uma entidade do mal tenta atrair aqueles que possuem algum sentimento de ódio dentro de si. Aliás, a mesma que influenciou Amos anos no passado. E, conforme os flashbacks inseridos durante o filme, descobrimos que Jake nunca foi capaz de perdoar Amos.

Por outro lado, a entidade chama também os filhos de Jake porque eles sentem ódio da mãe. Eles sabem que ela traiu o marido, e as crianças a consideram culpada pela crise conjugal. É por isso que, na conclusão, vemos o fantasma de Amos cruzando a ponte da comunidade e indo atrás da filha pequena. Assim, como ela ainda não superou essa raiva, ela continuará sendo perseguida por essa entidade, numa clara alusão à importância da superação.

A abordagem de Ivan Kraljevic à essa estória de A Colheita é classuda, uma válida intenção de aterrorizar pelo clima e não por imagens grotescas. De fato, isso fica evidente no filme, mas, como efeito colateral, resultou em um terror leve demais. Talvez evidenciando a ameaça sobre a família e empregando uma trilha sonora mais contundente, o filme se tornasse mais assustador.

___________________________________________

Ficha técnica:

A Colheita (The Harvesting) 2019. EUA. 92 min. Direção: Ivan Kraljevic. Roteiro: Ben Everhart. Elenco: Elena Nikitina Bick, Chris Conner, Jennifer Gareis, Greg Wood, Noah Headley, Accalia Quintana, Alex Yurcaba, Jack Buckley. Distribuição: A2 Filmes.

Trailer:
Onde assistir:
A Colheita (filme)
A Colheita (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo