O documentário A Fantástica Fábrica de Golpes (The Coup D’état Factory) estreou em dezembro de 2021 no Festival de Havana, em Cuba. Desde então, percorreu diversos festivais na Europa. Esta produção anglo-brasileira teve seu lançamento no Reino Unido através do prestigioso BFI no dia 29 de maio de 2022. No Brasil, teve lançamento em cinemas de oito capitais brasileiras no começo de setembro: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre, Manaus, Maceió e Aracaju.
Agora, o filme está online gratuitamente até 2 de outubro de 2022 no link: https://youtu.be/M6ja8zpeluY
Os diretores Victor Fraga e Valnei Nunes contam sobre o documentário:
“Ao longo dos últimos três anos, viajamos a 11 cidades brasileiras e cinco países na Europa e América do Sul com o objetivo de coletar imagens exclusivas e conduzir entrevistas profundas com personalidades prestigiosas. Entre elas a ex-presidenta Dilma Rousseff, o jornalista vencedor do prêmio Pulitzer Glenn Greenwald, o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel, o advogado de direitos humanos Geoffrey Robertson, o cantor e compositor Chico Buarque, entre outros. O filme dispõe de uma trilha sonora original de Chico Buarque, Francisco el Hombre, Josyara e Erika Nande.
Focando no Brasil, A Fantástica Fábrica de Golpes traça ainda importantes paralelos com outros países latinos, o Reino Unido e mais. Utilizamos o Brasil como estudo de caso e conto preventivo do que acontece quando a parcialidade midiática e manipulação saem do controle. As lições e reflexões a respeito de regulação, balanço e censura são universais e vitais para qualquer democracia no mundo.”