A História de Souleymane venceu o prêmio do Júri e de Melhor Ator (Abou Sangaré) na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes de 2024 e quatro prêmios César em 2025.
Lançando mão de uma aproximação realista e documental, o filme coloca o espectador dentro da realidade de preconceito. Vindo de uma das várias ex-colônias do francesas, Souleymane ganha a vida fazendo entregas enquanto se prepara para o processo de asilo na antiga metrópole.
O ator Abou Sangare é um imigrante como seu personagem no filme. Mesmo premiado, ainda enfrenta uma série de obstáculos em busca de regularizar sua situação na França. Ele está no país desde seus 16 anos (está hoje com 24) – e, há sete, tenta obter residência, que já foi negada três vezes. No ano passado, durante o trabalho de divulgação da produção, o ator chegou a sofrer uma ameaça de deportação.
“Espero que o filme esclareça a difícil situação dos trabalhadores sem documentos e as duras realidades que eles enfrentam. É uma história sobre resiliência, a luta por dignidade e a busca por pertencimento. Quero que o público se identifique com a jornada de Souleymane e reflita sobre as questões sociais e políticas mais amplas em torno da imigração e do asilo. Em última análise, trata-se de reconhecer nossa humanidade compartilhada e as complexidades das escolhas morais em um sistema injusto”, disse Boris Lojkine sobre este que é o seu terceiro filme, em entrevista à revista Final Cut Magazine.
fonte: divulgação
___________________________________________
Trailer:
A História de Souleymane | L’histoire de Souleymane | 2024 | 93 min. | França | Direção: Boris Lojkine | Roteiro: Boris Lojkine, Delphine Agut | Elenco: Abou Sangare, Nina Meurisse,Alpha Oumar Sow, Emmanuel Yovanie.
Distribuição: Bonfil e O2 Play.