À La Carte em agosto: Chaplin, Irmãos Marx e filmes inéditos

My Small Land (filme)

Em agosto de 2022, a plataforma de streaming À La Carte, do Grupo Belas Artes, traz comédias antigas, filmes brasileiros contemporâneos, uma estreia inédita do Japão, e mais! Confira aqui.

Entre as comédias antigas, duas são de Charles Chaplin e duas dos Irmãos Marx. De Chaplin, chegam ao catálogo Em Busca do Ouro (The Gold Rush, 1925) e Luzes da Cidade (City Lights, 1931). E, da turma Groucho, Harpo e Chico, entram O Diabo a Quatro (Duck Soup, 1933) e Uma Noite na Ópera (A Night at the Opera, 1935).

A produção nacional marca presença no À La Carte com dois longas contemporâneos em destaque. Um deles é Benjamin (2004), estrelado por Paulo José, Danton Mello e Cleo Pires. O outro marca a estreia de Selton Mello na direção: Feliz Natal (2008).

Agosto também reserva filmes inéditos estreando no À La Carte. Por exemplo, o drama japonês My Small Land (2022, foto), longa de estreia de Kawawada Emma selecionado para o Festival de Berlim. E, também, o documentário Vamos lá, francesas! (Haut les filles, 2019), do jornalista e escritor François Armanet, que traz uma perspectiva feminina sobre rock francês, contando com Charlotte Gainsbourg, Vanessa Paradis, Françoise Hardy, Lou Doillon e Camelia Jordana.

Por fim, vale a pena conhecer o raro filme de estreia de Barbet Schroeder, More (1969), cuja trilha sonora foi composta pelo Pink Floyd.

Veja abaixo a programação completa:

ESTREIAS 4 DE AGOSTO

Um Pouco Mais (More)
Alemanha Ocidental/França/Luxemburgo, 1969, Drama, Romance, 112 min
Direção: Barbet Schroeder
Elenco: Mimsy Farmer, Klaus Grünberg e Heinz Engelmann.
Sinopse: Stefan, recém-formado, faz uma viagem da Alemanha a Paris, onde conhece a americana Estelle, mas tudo se degenera quando ela o apresenta à heroína e os dois ficam viciados.
Curiosidades: Primeiro filme dirigido por Barbet Schroeder, realizador de futuros sucessos como “O Reverso da Fortuna” (1990) e “Mulher Solteira Procura” (1992), sendo ainda cofundador da produtora francesa “Les Films du Losange”, em 1962, junto com Éric Rohmer, empresa que produziu alguns dos filmes mais notáveis da Nouvelle Vague. O diretor Barbet Schroeder voltou a usar a locação principal deste filme em “Amnésia” (2015): a casa branca à beira-mar, perto de Sant Antoni de Portmany, em Ibiza, construída em 1935 e adquirida pela mãe de Schroeder em 1951, onde ela morou por mais de 20 anos.

À Beira do Abismo (The Big Sleep)
EUA, 1946, Crime, Noir, 114 min
Direção: Howard Hawks
Elenco: Humphrey Bogart, Lauren Bacall, John Ridgely
Sinopse: O detetive particular Philip Marlowe é contratado por uma família rica. Antes que o caso complexo acabe, ele vê assassinato, chantagem e talvez até amor.

A Não Amada (The Unloved)Reino Unido, 2009, Drama, 106 min
Direção:
Samantha Morton
Elenco:
Molly Windsor, Robert Carlyle e Susan Lynch
Sinopse:
Um filme que dá uma visão infantil do sistema de cuidados do governo do Reino Unido para órfãos e crianças em perigo. 

Em Busca do Ouro (The Gold Rush)
EUA, 1925, Comédia, Aventura, 96 min
Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charlie Chaplin, Georgia Hale e Tom Murray.
Sinopse: Neste clássico da comédia silenciosa, Carlitos vai ao Alasca para participar da corrida do ouro. Preso em uma pequena cabana por causa de uma nevasca, ele é obrigado a compartilhar seu quarto com um garimpeiro de sucesso e um fugitivo. Eventualmente, ao deixar a cabine, ele se apaixona por uma garçonete bonita, tentando bravamente ganhar o seu afeto. Porém a sorte de Carlitos muda quando o garimpeiro necessita de ajuda para localizar o ouro.

Benjamin
Brasil, 2004, Drama, Romance, 104 min
Direção:
Monique Gardenberg
Elenco:  Paulo José, Danton Mello, Cleo Pires
Sinopse:
Benjamim Zambraia conhece Ariela Masé, se surpreende com a semelhança de seu grande amor do passado e lhe traz revelações e conflitos.
Curiosidades: Adaptação do livro homônimo escrito por Chico Buarque. “Jenipapo” presta homenagem ao filme “Todas as Mulheres do Mundo” (1966), com o mesmo ator, Paulo José, retornando ao local onde ele filmou o grande clássico de Domingos de Oliveira. O roteiro foi co- escrito pelo premiado diretor e roteirista Jorge Furtado.

A Invenção da Infância
Brasil, 2000, Documentário, 26 min
Direção: Liliana Sulzbach
Elenco: Kiko Ferraz
Sinopse: Este documentário, realizado em 2000, aborda as diferentes visões da infância em situações sociais distintas. Utilizando-se da frase proferida ao final do vídeo: “ser criança não significa ter infância”, imprime uma reflexão relevante sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo.
Curiosidades: “A Invenção da Infância” é uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo atual. A diretora Liliana Sulzbach é  natural de Blumenau, Santa Catarina, é formada em jornalismo, fez mestrado em Ciência Política pela UFRGS e estudou na Universidade Livre de Berlim. A direção de fotografia é assinada por Alex Sernambi, o mesmo de “O Homem que Copiava” (2003), filme de Jorge Furtado, e pelo veterano Adrian Cooper, diretor de fotografia de importantes filmes nacionais, como “O País dos Tenentes” (1987), de João Batista de Andrade. 

ESTREIAS 11 DE AGOSTO

Uma Noite na Ópera (A Night at the Opera)
EUA, 1935, Musical, Comédia, 96 min
Direção: Sam Wood
Elenco: Groucho Marx, Harpo Marx, Chico Marx e Margaret Dumond.
Sinopse: Os irmãos Marx tocam o negócio de ópera feito doidos quando Otis encontra o ambicioso cantor Ricardo, que está determinado a conquistar o coração de sua colega cantora Rosa. Com a ajuda de Fiorello e Tomasso, Otis tenta unir o jovem casal, mas encontra resistência por parte de Lassparri, que também está de olho em Rosa.

Novembro Negro (Black November)
Nigéria, EUA, 2012, Ação, Crime, 95 min
Direção: Jeta Amata
Elenco: Mbong Amata, Enyinna Nwigwe e Hakeem Kae-Kazim
Sinopse: Inspirada em fatos reais, uma comunidade nigeriana rica em petróleo trava uma guerra contra uma empresa petrolífera para proteger suas terras de serem destruídas. Rebeldes sequestram um executivo de petróleo americano e exigem que sua corporação acabe com a destruição.

Ilha do Diamante (Diamond Island)
Camboja/França/Alemanha/Catar/Tailândia, 2016, Drama, 101 min
Direção: Davy Chou
Elenco: Sobon Nuon, Cheanick November e Madeza Chhem.
Sinopse: A história de um adolescente que deixa a zona rural do Camboja para se tornar um operário da construção civil e se reencontra com seu irmão mais velho desaparecido.
Curiosidades: Primeiro longa-metragem ficcional do diretor cambojano-francês Davy Chou. O jovem diretor Davy Chou é neto de Van Chann, um dos principais produtores de cinema do Camboja na década de 1960, que desapareceu misteriosamente em 1969. Todos os atores do filme são amadores (o que interpreta Bora, por exemplo, é um motorista de táxi), e o diretor revelou ter passado quatro meses vagando pelas ruas de Phnom Penh, capital do Camboja, para encontrá-los, indo também a Diamond Island, onde o filme se passa, e ainda no Facebook.

Vamos lá, francesas! (Haut les filles)
França, 2019, Documentário, 79 min
Direção: François Armanet
Elenco: Charlotte Gainsbourg, Vanessa Paradis, Françoise Hardy, Lou Doillon e Camelia Jordana.
Sinopse:
Na música, o rock passou por uma verdadeira virada e reorientação nos últimos anos, graças às mulheres. A diretora François Armanet dá a palavra a dez cantoras bastante carismáticas, que remontam os sessenta anos do rock francês, com uma perspectiva igualmente feminista.
Curiosidades: Além de Charlotte Gainsbourg, o filme conta com a presença de sua meia-irmã, a também cantora e atriz Lou Doillon, filha de Jane Birkin com o cineasta Jacques Doillon. O documentário tem imagens assinadas por três diretores de fotografia, entre eles Guillaume Schiffman, que recebeu uma indicação ao Oscar por seu trabalho em preto e branco para o filme “O Artista”.

Feliz Natal
Brasil, 2008, Drama, 100 min
Direção
: Selton Mello
Elenco:  Leonardo Medeiros, Darlene Glória, Paulo Guarnieri
Sinopse: Caio, um homem de 40 anos, tenta uma reaproximação com sua família problemática perto do Natal. A mãe é alcoólatra, o pai o rejeita e o irmão está em crise no casamento. Em meio a isso tudo, ele reflete sobre sua própria existência.
Curiosidades: Primeiro longa-metragem dirigido por Selton Mello. As filmagens aconteceram nos meses de junho e julho de 2007 nas cidades do Rio de Janeiro e Ipatinga. O filme marca o retorno de Darlene Glória em um grande papel, 35 anos depois do maior sucesso de sua carreira, o clássico “Toda Nudez Será Castigada” (1973), de Arnaldo Jabor.

ESTREIAS 18 DE AGOSTO

Luzes da Cidade (City Lights)
EUA, 1931, Comédia, 106 min
Direção
: Charles Chaplin
Elenco: Charlie Chaplin, Virginia Cherril, Al Ernest Garcia e Harry Meyers
Sinopse: Um infeliz mas complacente vagabundo se apaixona por uma jovem florista cega nas ruas da cidade. Ao saber que ela e sua avó estão prestes a serem despejadas de casa, o vagabundo cria uma série de situações para lhes proporcionar o dinheiro de que precisam, mas todas terminam em um fracasso humilhante. Porém, depois de um milionário bêbado o recompensar por ter salvado sua vida, o vagabundo pode mudar a vida da florista para sempre.

Operação Windsor (To Catch a King)
EUA, 1984, Thriller, Drama, 110 min
Direção
: Clive Donner
Elenco: Robert Wagner, Teri Garr e Horst Janson
Sinopse: Em 1940, dois americanos, Joe Jackson e Hannah Winter, tentam frustrar um plano para sequestrar o Duque de Windsor durante uma visita a Windsor.

O Caçador (The Hunter)
Australia, 2011, Aventura, Drama, 102 min
Direção
: Daniel Nettheim
Elenco: Willem Dafoe, Sam Neill e Morgan Davies
Sinopse: Uma grande empresa de biotecnologia de reputação duvidosa envia um mercenário para a selva da Tasmânia. A firma acredita que o código genético de uma espécie de tigre em extinção possa conter o segredo de uma perigosa arma.

Maravilhas nos Subúrbios (Merveilles à Montfermeil)
França, 2019, Comédia, 109 min
Direção
: Jeanne Balibar
Elenco: Emmanuelle Béart, Mathieu Amalric, Jeanne Balibar e Bulle Ogier.
Sinopse: Emmanuelle Joly, prefeita de Montfermeil, foi eleita com base em um programa político original. Mas as dificuldades pessoais dos integrantes da equipe municipal repercutem na implementação dessa política inédita.
Curiosidades: Primeiro longa-metragem de Jeanne Balibar como diretora, depois de um filme experimental, um teatro filmado, intitulado “Por exemplo, Électre” (2013), codirigido com Pierre Léon. Filme selecionado para concorrer ao Leopardo de Ouro de Melhor Filme no Festival de Locarno. A diretora e atriz Jeanne Balibar, que dirige o ator Mathieu Amalric neste filme, também já foi dirigida por ele, no longa “Barbara” (2017), pelo qual ela concorreu ao prêmio César de Melhor Atriz.

O Jogo da Vida e da Morte
Brasil, 1972, Drama, 91 min
Direção
: Mário Kuperman
Elenco: Odete Lara, Juca de Oliveira e Walter Cruz
Sinopse: João ouve através da médium Mãe Chiquinha a voz do pai, que acusa Cláudio, tio do rapaz, de tê-lo assassinado. Angustiado, João passa a agredir Ofélia, sua namorada, que resolve recorrer às drogas como forma de aliviar a dor. Quando João confirma suas suspeitas, resolve agir, mas mata a pessoa errada, o que irá desencadear um terrível jogo de vida e de morte.

ESTREIAS 25 DE AGOSTO

O Diabo a Quatro (Duck Soup)
EUA, 1933, Comédia, Musical, 106 min
Direção
: Leo McCarey
Elenco: Groucho Marx, Harpo Marx, Chico Marx
Sinopse: Rufus T. Fireflay é um ditador excêntrico que quer ser presidente de Freedonia, um pequeno país que está em crise financeira. Para elegê-lo, a senhora Teadstale promete doar 20 milhões de dólares aos cofres públicos se seu protegido chegar ao poder.

Minha Pequena Terra (My Small Land)
Japão, 2022, Drama, 104 min
Direção
: Kawawada Emma
Elenco: Lina Arashi, Takashi Fujii e Sei Hiraizumi
Sinopse: O filme segue uma refugiada curda de 17 anos no Japão chamada Sarya, que vive em Saitama com seu pai e dois irmãos mais novos. Sarya viveu no Japão a maior parte de sua vida. Ela sonha em se tornar professora e está se preparando para a universidade. Seus planos desmoronam rapidamente, no entanto, quando o pedido de status de refugiado de seu pai é rejeitado sem explicação e os cartões de residência da família são anulados.


Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente. 

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE. Ou vá direto para a página de cadastro

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo