Pesquisar
Close this search box.
A Morte Te Dá Parabéns (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

A Morte Te Dá Parabéns

Avaliação:
6.5/10

6.5/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

A Morte Te Dá Parabéns (Happy Death Day) prova que não é preciso ser original para agradar. Esse slasher da Blumhouse acontece no ambiente universitário, nas tradicionais fraternidades de estudantes dos EUA. Além disso, o assassino veste uma máscara, no caso o rosto de um bebê rechonchudo que é o mascote do time da universidade. E, para completar, a trama se inspira em Feitiço do Tempo (Groundhog Day, 1993), que até é mencionado no filme. Ou seja, já vimos tudo isso antes, mas a mistura chega aqui com um leve toque de comédia, deixando a combinação muito divertida.

O mesmo dia

O enredo traz como protagonista Tree (Jessica Rothe), uma universitária detestável que trata mal a todos. No dia do seu aniversário, acompanhamos uma sucessão de eventos que provam suas atitudes deploráveis até que à noite o assassino com a máscara de bebê a mata. Mas, como Bill Murray no citado filme de Harold Ramis, ela desperta e revive o dia inteiro novamente. E, da mesma forma, aos poucos descobre que ela precisa ser uma pessoa melhor para fugir desse ciclo. Para não ficar muito cansativo, o diretor Christopher Landon recorre a algumas alterações além da história, como, por exemplo, telas com cantos desfocados para retratar uma variação do dia em que Tree está chapada. Além disso, algumas mudanças apostam no humor e outros mais no terror.

Porém, mesmo assim, A Morte Te Dá Parabéns não agradaria tanto se não fosse o final inesperado. E, ele chega justamente quando a trama começava a irritar o espectador, tanto aquele fã de slashers como aqueles que apreciam Feitiço do Tempo. Afinal, aparentemente, o suspeito é uma pessoa que está fora do ciclo de amizades de Tree, o que é bem frustrante. Ademais, a trama parece se afastar dos cânones do filme de Harold Ramis, e isso perderia o sentido dessa inspiração. Mas, a conclusão resolve tudo isso com criatividade, e ainda consegue surpreender.

Christopher Landon

Este é o quarto longa do diretor Christopher Landon, que já havia trabalhado para a Blumhouse, pois foi co-roteirista das sequências 2 a 4 de Atividade Paranormal. Além disso, Landon dirigiu Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal (Paranormal Activity: The Marked Ones, 2014), e ainda Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi (Scouts Guide to the Zombie Apocalypse, 2015), que não é dessa produtora.

Diante da boa recepção deste filme, logo viria A Morte Te Dá Parabéns 2 (Happy Death Day 2U, 2019), escrito e dirigido por Landon.


A Morte Te Dá Parabéns (filme)
A Morte Te Dá Parabéns (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo