A Noite do Triunfo (Um Triomphe) se insere no segmento de filmes edificantes nos quais um líder extrai o melhor de um grupo de perdedores, contrariando todas as expectativas. No próprio cinema francês, há vários exemplos, como A Voz do Coração (Les Choristes, 2004), no qual um professor forma um coral com meninos de um reformatório. Da mesma forma, o esporte também serve como ponte para transformação equivalente em longas como o recente 12 Órfãos Poderosos (12 Mighty Orphans, 2021). O segmento permite muitas variações, mas os resultados nem sempre são bons.
Em seu segundo longa como diretor, o ator Emmanuel Courcol leva para as telas a real experiência do sueco Jan Jönson, que ousou encenar a peça “Esperando por Godot”, de Samuel Beckett, com elenco formado exclusivamente por detentos da prisão de Kumla. O próprio Jönson transformou essa vivência de 1986 numa peça que ele encenou por toda a Europa. A Noite do Triunfo é uma adaptação livre dessa história.
Teatro para detentos
A trama do filme acontece na França. O ator Étienne Carboni (Kad Merad) entra numa prisão de alta-segurança para dar aulas de teatro. O processo é trabalhoso, pois envolve manter os poucos interessados engajados na preparação, o que traz muitos dessabores com idas e vindas dos detentos, incluindo desistências inesperadas. Além disso, o programa está sempre a ponto de ser cancelado pela diretora da prisão, Ariane (Marina Hands).
Étienne escolhe ensaiar a peça “Esperando por Godot” e, aos poucos, os detentos revelam seus talentos para a atuação. Então, entusiasmado com a evolução de sua trupe, ele resolve levar a peça para uma encenação para o público, num teatro de verdade. Precisa lutar por isso, mas consegue convencer Ariane e um diretor de teatro. No palco, a espontaneidade desses atores não profissionais comove a plateia.
O desfecho de A Noite do Triunfo eleva o filme a uma categoria além das demais produções com esse tema. No fim, Étienne descobre que, ao invocar Beckett e “Esperando por Godot”, ele desperta nos detentos aquilo que eles mais almejam, mas que o tempo de encarceramento vinha sufocando. A alegria pelo sucesso da peça era imensa, mas não era plena. Afinal, após as apresentações, eles retornavam para a prisão. E o filme reforça esse sentimento de exclusão mostrando as humilhantes inspeções que os guardas realizam nos presentes que a plateia dava aos atores. E a peça desperta a necessidade da liberdade. Cabem várias interpretações a respeito de quem ou o que seria Godot, mas a participação surpresa do assistente de Étienne na primeira apresentação revela qual delas fala mais alto para esse elenco. Em outras palavras, Godot personifica a morte.
Esperar até quando?
Os detentos sabem o que significa esperar, como o próprio Étienne afirma em seu emocionante discurso na conclusão do filme. Na prisão, eles esperam pela hora certa para comer, ir ao pátio, tomar banho, receber visitas. E, acima de tudo, pelo dia em que poderão sair livres. Assim, embora satisfeitos pela calorosa recepção do público, e agradecidos pelos esforços de Étienne, eles percebem que a vida deles se esvai com o tempo.
A peça de Beckett evidencia essa sensação, que eles não aguentam mais sufocar. Por isso, tomam a decisão de buscar a liberdade, que vale mais do que a noite de triunfo do título, que seria a apresentação no prestigiado Teatro Odéon de Paris. O que emociona o espectador (do filme) é como Étienne consegue se colocar na posição de seus atores, e não os condena. Da mesma forma, a plateia também se vê no lugar de Étienne e o aplaude, mesmo diante do cancelamento da apresentação.
A Noite do Triunfo amarra com força os laços que unem as interpretações da peça de Beckett, o evento real vivido por Jan Jönson, e os valores da empatia e da força de vontade. É um raro exemplo de filme que agrada facilmente sem ser apelativo.
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Ficha técnica:
A Noite do Triunfo | Un Triomphe | França | 2020 | 105 min | Direção e roteiro: Emmanuel Courcol | Elenco: Kad Merad, Davida Ayala, Lamine Cissokho, Sofian Khammes, Pierre Lottin, Wabinlé Nabié.
Distribuição: Imovision.
Trailer:
Assista em: https://youtu.be/ydaJnViqUOg