O documentário A Ponte de Bambu chega às plataformas digitais da Vivo Play, Net NOW e Oi Play no dia 11 de fevereiro de 2021.
A Ponte de Bambu foi um dos destaques da 25ª edição do Festival É Tudo Verdade, premiado como Melhor Montagem. O doc, dirigido por Marcelo Machado, narra a experiência de brasileiros que viveram por muitos anos na China. Contrapondo duas realidades muito diferentes, aborda a vida cotidiana de uma família frente às grandes transformações pelas quais passou o país. E promove a reflexão sobre o tráfego intenso entre chineses e brasileiros, a partir de um elo frágil como uma ponte de bambu.
O diretor Marcelo Machado é conhecido pela realização de documentários musicais como Tropicália, O Piano que Conversa e Com a Palavra Arnaldo Antunes.
Uma família brasileira na China
Em A Ponte de Bambu, Marcelo transita pelo tema histórico-político ao relatar a experiência do jornalista Jayme Martins e sua família na China. Há mais de meio século, a família chega a Beijing em um período em que o Brasil havia rompido relações diplomáticas com o país. Ali, os Martins vivem o isolamento e o radicalismo da Revolução Cultural, voltando após a anistia. Num segundo período, Jayme retorna à China como correspondente da imprensa brasileira enquanto suas filhas vão estudar na Universidade de Beijing. Dessa posição privilegiada, presenciam as Manifestações pela democracia na Praça da Paz Celestial. Fazendo a ponte entre os dois países, a história da família é profundamente impactada pelos movimentos que levaram o país a se transformar em uma superpotência.
“Tendo gravado as primeiras entrevistas em 2014 e lançado o filme só agora em 2021, acredito que a experiência dos Martins fica cada vez mais relevante. São aspectos fundamentais da história recente da China que a maioria de nós desconhece. É uma introdução sob o ponto de vista doméstico sobre a presença chinesa no nosso cotidiano e sobre as possibilidades de trocas, cada vez mais constantes.”, conta Marcelo.
Assim, de forma afetiva, o filme mergulha na história e cultura da China. E propõe uma reflexão sobre como pretendemos lidar com o país dentro do seu novo protagonismo global.
A Ponte de Bambu é distribuído pela Elo Company, com a coprodução da Globo Filmes e Globo News e apoio da Sabesp.
fonte: divulgação