O diretor iraniano Babak Anvari despontou para o mundo com esse seu filme de estreia À Sombra do Medo (Under the Shadow). O longa, também conhecido como Sob a Sombra, recebeu vários prêmios, entre eles um BAFTA. Além disso, foi a escolha do Reino Unido para disputar o Oscar de melhor filme em língua estrangeira. Mas o filme nem parece uma produção britânica, pois suas filmagens aconteceram na Jordânia. Toda essa atenção se justifica, pois Ansari realiza um filme repleto de tensão, mesmo com um orçamento baixo. Ele literalmente consegue assustar fazendo uso de um mero lençol!
A primeira parte de À Sombra do Medo parece mais um drama iraniano. A história se passa na década de 1980, na cidade de Teerã, que sofria bombardeios vindo do Iraque. O tema político marca forte presença nesse segmento do filme, o que dá margem a metáforas com o enredo, sobre as quais falaremos em seguida. Por ter apoiado a esquerda durante a revolução, a protagonista Shideh (Narges Rashidi) é proibida de continuar seus estudos de medicina. A essa frustração se junta uma outra, pois o marido, que já é médico, precisa se instalar num posto médico no front, deixando Shideh sozinha com sua filha Dorsa (Avin Manshadi).
O terror
Trazido pelo sobrinho mudo de uma das vizinhas do prédio, um mal sobrenatural começa a assustar a criança Dorsa. Um míssil atinge parcialmente o teto, enquanto a menina alega que um djinn (gênio, ou espírito maligno) levou sua boneca preferida. Em rápidos relances, filmados com habilidade, Shideh também descobre essas estranhas presenças, que se tornam cada vez mais intensas e ameaçadoras.
A transição do drama para o terror é gradual, e a tensão aumenta durante o filme, com aparições gradativamente mais explícitas (mas nunca a ponto de estragar o mistério). É preciso assistir ao filme para conferir como um lençol flutuando no ar pode ser aterrorizador. Até mesmo na arriscada cena em que Shideh procura sua filha embaixo desse “pano” funciona, graças à destreza do diretor Babak Anvari. E, incrementando o terror, vários jump scares eficazes fazem o espectador saltar na poltrona.
Além disso, várias soluções visuais merecem destaque. O “X” que está no pôster vem da fita que os moradores do prédio colocam nos vidros da janela, para que eles não se estilhacem com as bombas. Mas, também, parecem o “X” que marcam o alvo (da bomba e do djinn). Outra conexão visual interessante é o quadro religioso de uma criança rezando e uma luz divina a iluminando com o mal tentando sugar Dorsa na parte final.
Ocidente e oriente
O cineasta, embora nascido no Irã, teve formação profissional em Londres, com evidentes influências ocidentais. Por exemplo, em À Sombra do Medo, quando os personagens olham assustados para algo que nós espectadores ainda não vemos (o míssil no teto), detectamos uma característica típica de Steven Spielberg. Dentro da trama, a cultura ocidental está nos vídeos (lá proibidos) de workout de Jane Fonda.
O dilema entre ocidente e oriente ganha simbolismo na ideia de que o djinn rouba um objeto especial da vítima (a boneca de Dorsa e o livro de medicina de Shideh). Se esse item permanece em posse dele, o espírito ainda perseguirá a pessoa. Isso pode se relacionar com os iranianos que fugiram do país (como a vizinha que parte para Paris), indicando que eles nunca poderão abandonar suas origens. Nesse quesito, Shideh é persistente, pois não quer sair de casa para morar com os sogros, mesmo diante dos bombardeios (ou a presença dos espíritos). E, em tempos de conflitos armados como o que vivem, perder uma pessoa da família em um bombardeio ou no front se torna uma ameaça tão forte quanto ao que enfrenta Shideh em sua luta contra o djinn.
Por fim, podemos afirmar que o clima intenso de tensão, as cenas assustadoras e ainda essa abertura para metáforas justificam os elogios a À Sombra do Medo. Pena que Babak Anvari não atingiu o mesmo nível em seus filmes posteriores, Contato Visceral (Wounds, 2019) e Passei Por Aqui (I Came By, 2022).
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Ficha técnica:
À Sombra do Medo | Under the Shadow | 2016 | 84 min | Reino Unido, Jordânia, Catar, Irã | Direção e roteiro: Babak Anvari | Elenco: Narges Rashidi, Avin Manshadi, Bobby Naderi, Arash Marandi, Aram Ghasemy, Soussan Farrokhnia.