A inocência de uma criança dá origem ao terror em A Última Invocação. Um menino encontra um rabo de lagarto no quintal ainda se mexendo. O pai lhe explica que esse bicho sola o seu próprio rabo quando se sente em perigo e depois o membro perdido se regenera. Mas, o pai força a barra e conta que um lagarto pode se recompor a partir do rabo, se o menino enterrar o membro e rezar. A brincadeira vem no momento errado, pois no dia seguinte a mãe morre atropelada por um carro. Então, o menino, desesperado para ter a mãe de volta, enterra um dedo dela no quintal. E reza.
De Hideo Nakata
O veterano especialista em J-horror Hideo Nakata, diretor de Ring: O Chamado (1998) e sua sequência no ano seguinte, entre outros, sabe trabalhar os elementos do gênero. Assim, lida aqui com um fantasma feminino, de cabelos pretos longos e pele branca acinzentada. Diferente dos fantasmas japoneses que podem conviver entre os vivos, este daqui é uma assombração criada por uma pessoa viva. No caso, por Miyuki Ihara, quando desconfia que seu marido Naoto esteja atraído pela colega de trabalho Hiroko Kurasawa.
Em um dos flashbacks, Hiroko se recorda de como conheceu Naoto. Ele a salvou de uma investida agressiva do chefe assediador. Daí surge um certo sentimento entre os dois, que faz despertar a assombração de Miyuki. Outro flashback revela que a mãe sempre teve poderes, como conta a freira do orfanato para onde ela foi enviada ainda criança após os pais morrerem em um incêndio.
O enredo coloca Hiroko como centro da trama. Ela se mexe para tentar salvar Naoto, recorrendo até a um sacerdote exorcista. Essa movimentação toda garante a agilidade do filme, que nunca perde o interesse. Os trechos, porém, que provocam medo são poucos. Os que são mais eficientes envolvem as aparições da assombração, o jump scare típico do terror japonês. Embora A Última Invocação sempre mantenha o interesse, o filme não consegue assustar tanto quanto os filmes de Hideo Nakata citados acima.
___________________________________________
Ficha técnica:
A Última Invocação | Kinjirareta asobi | 2024 | 110 min. | Japão | Direção: Hideo Nakata | Roteiro: Noriaki Sugihara | Elenco: Kanna Hashimoto, Daiki Shigeoka, Minato Shougaki, Uika First Summer, Mayu Hotta, Yuki Kura.
Distribuição: Sato Company.
Trailer: