Ídolo no futebol freestyle, Adonias ganha documentário que conta sua trajetória com material inédito e, também, registros feitos pelo próprio jogador ao longo de sua carreira.
Com apenas 27 anos de idade, o mineiro Adonias Fonseca é um dos principais nomes do Freestyle atualmente. Sua trajetória desde seus treinos no quintal de casa ao sucesso no mundo é tema do documentário Adonias Freestyle, que conta com direção e produção de Denis Rodrigues, da YouDocs, a produtora do filme.
Rodrigues conheceu Adonias em 2018. Então, conversando sobre suas trajetórias, percebeu que na história do rapaz havia potencial para um filme que poderia servir de estímulo para outras pessoas a seguirem seus sonhos e lutarem contra as adversidades. “Ele comentou sobre sua origem humilde, sobre seu acidente e, principalmente, demonstrou ter uma fé, um caráter e uma determinação inabaláveis. Isso me inspirou e, naquele momento, eu passava por uma fase muito difícil da minha vida. Assim, pensei: Bom, se ele, com essa idade, tão mais novo do que eu, contando apenas um trecho da sua história, conseguiu me inspirar e me motivar, significa que vai servir pra muita gente também.”
Rodado durante a pandemia e o isolamento, Rodrigues explica que foi preciso adaptar a maneira de produzir, dirigir e rodar um filme diante da nova realidade. “Foi quase impossível definir e escrever um roteiro em meio a tantas restrições de contato, devido ao distanciamento social e à nossa incompatibilidade de agenda. Isso, sem contar que, ao todo, eram dois HD’s contendo milhares de vídeos soltos e desconexos, apenas registrando os treinos e a participação do Adonias em diversos eventos, tanto no Brasil, quanto ao redor do mundo.”
Superação
Enfim, como a história do próprio jogador, o documentário Adonias Freestyle aprendeu a superar as adversidades. Além de entrevistas e cenas rodadas em Miraí (em Minas Gerais, cidade natal do jogador), Rio de Janeiro e São Paulo, o filme conta com um vasto material que o próprio biografado havia registrado ao longo dos anos, e, parte dele, postado em redes sociais.
“O Adonias já vinha gravando suas incansáveis tentativas de aprender suas manobras no freestyle desde 2008. Porém, ao contrário de muitas outras histórias interessantes e já documentadas por aí, não havia escassez de material. De fato, essa não era a minha pedra no sapato, mas, sim transformar algo que tinha muito mais familiaridade com um vlog de YouTube, do que com um filme, em um longa metragem que narrasse sua história de maneira simples, profunda e real, gerando sintonia e identificação com as histórias das outras pessoas que, de algum modo, precisavam de uma inspiração num momento tão complicado que a humanidade atravessava.”
Personalidades
Com o objetivo não apenas de contar a história de Adonias, mas também inspirar pessoas, e aproximar o boleiro de seus fãs, o documentário traz uma pluralidade de vozes, que registram também a sua importância para o esporte e para o país. O longa conta com depoimentos de personalidades como Falcão, Fred, Natalia Guitler, Felipe Franco, Alex Escobar e Diego Freestyle. Os entrevistados e as entrevistadas foram escolhidos por serem pessoas a quem o jogador mais admirava, e em quem se inspirava, independentemente de suas atividades profissionais, e, em especial, que faziam parte direta do seu convívio diário.
“Eu não queria que tivéssemos apenas pessoas ligadas ao futebol pois, pra mim, o mais importante de tudo, era impactar pessoas, o maior número possível, inclusive. Então, partindo desse ponto de vista, fiz questão de inserir autoridades reconhecidas, tanto no cenário nacional, quanto internacional, assim como o Falcão, por exemplo que, como um grande ídolo e maior jogador de Futsal de todos os tempos (eleito pela FIFA em 2016), sempre foi a maior influência no esporte na vida do Adonias.”
História de vida
Entre as várias histórias trazidas em Adonias Freestyle sobre a vida e a carreira do protagonista, o documentarista destaca como um dos momentos das mais emocionantes quando o jogador fala sobre o AVC que seu pai sofreu em 2010. “Nesse momento, enfaticamente, Adonias minimiza todas as suas conquistas e aponta como principal ponto de sua felicidade ter aqueles a quem mais ama e admira por perto. Esse é um ponto crucial que nos faz refletir um pouco mais sobre as pessoas e um tanto menos sobre as coisas. É emblemático!”
Por fim, mais do que um filme sobre um esportista e sua arte, Adonias Freestyle é um documentário sobre a importância da persistência e da busca pela vitória. “A história do Adonias não é sobre o futebol ou sobre freestyle. Na verdade, ela tem muito mais a ver com o fato de ter que lutar, mesmo acreditando num sonho sozinho, e o pior, um sonho com algo não promissor. Afinal, naquela época, o futebol freestyle não era, nem sequer, uma profissão. Não passava de um hobby, uma graça ou, como muitos diziam, malabarismos com a bola”.
Pré-estreia
O longa terá, nessa quinta (17/11), uma pré-estreia exclusiva para convidados, na qual o jogador verá o filme pela primeira vez. “Ele apenas visualizou alguns trechos em momentos distintos, de modo que, cada uma dessas oportunidades, acontecessem, única e exclusivamente, com o intuito de ele colaborar para tornar a narrativa o mais próxima possível da realidade.”
Em breve, o filme estará disponível para o público, cumprindo sua função de inspirar cada vez mais pessoas a seguirem seus objetivos.
(fonte: divulgação)