O icônico Al Pacino, um dos maiores nomes da história do cinema, será o centro das atenções na mostra “Pacino”, que acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em São Paulo entre 06 de julho e 18 de agosto. Após passar pelo CCBB do Rio de Janeiro, a mostra seguirá também para o CCBB de Brasília, celebrando a extraordinária carreira do ator.
A programação no CCBB SP incluirá 24 longas-metragens e um debate especial com o curador Paulo Santos Lima e um convidado. Além disso, será oferecido um curso sobre a história da atuação no cinema, totalizando 6 horas, que explorará o método moderno de atuação nos Estados Unidos, país onde Al Pacino se formou.
Entre os filmes selecionados estão clássicos imortais como Perfume de Mulher, que garantiu a Pacino um Oscar em 1993, e a trilogia O Poderoso Chefão, que retrata sua ascensão e queda como um mafioso nos EUA. A mostra também apresentará obras em colaboração com Michael Mann, como Fogo Contra Fogo e O Informante, além do aclamado Um Dia de Cão, de Sidney Lumet, que contará com sessões acessíveis (legendagem descritiva, audiodescrição e libras).
O curador Paulo Santos Lima explica que a mostra pretende revisitar a história do mundo e das artes através da filmografia de Al Pacino. “A história de vida de um artista do cinema é a de uma filmografia (…). Filmes costumam espelhar a realidade, e a intenção aqui é revermos a história do mundo e a das artes nas últimas cinco décadas através do gênio deste extraordinário artista.”
A mostra oferece também a oportunidade de redescobrir filmes menos conhecidos, mas igualmente significativos na carreira de Pacino, como Os Viciados, de Jerry Schatzberg, onde Pacino teve seu primeiro papel principal. Outros títulos resgatados incluem O Espantalho e Um Momento, Uma Vida.
Não poderiam faltar na mostra os filmes que renderam a Pacino indicações ao Oscar, como Dick Tracy, Justiça para Todos, Um Dia de Cão e Serpico. Além disso, serão exibidas produções mais recentes e uma obra inédita nos cinemas brasileiros, como Maglehorn (2015).
“Al Pacino é uma virtuose da interpretação de cinema, pelo que faz em cena e pelo que sua imagem emana da tela. Um ator genial que traz a finesse do método de atuação moderna que singulariza o cinema norte-americano e, especialmente, habita um imaginário coletivo, sendo uma referência transcultural”, destaca Paulo Santos Lima.
Ao longo de mais de 50 anos de carreira, Pacino trabalhou com diretores renomados como Sidney Lumet, Brian De Palma, Martin Scorsese e Quentin Tarantino. Além de atuar, Pacino dirigiu quatro longas-metragens focados no teatro, sua paixão eterna.
A mostra no CCBB é uma chance imperdível para o público vivenciar o trabalho de um dos maiores atores de todos os tempos, testemunhando a evolução de um estilo de atuação que deixou uma marca indelével no cinema global. O Centro Cultural Banco do Brasil, ao realizar este projeto, reafirma seu compromisso de aproximar os brasileiros da cultura, homenageando um dos maiores artistas e inspirando novas gerações de cinéfilos e artistas.
Confira a programação completa da mostra “Pacino” em São Paulo no site do CCBB.
___________________________________________
SERVIÇO
MOSTRA DE CINEMA “PACINO”
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: 06 de julho a 18 de agosto de 2024
Ingressos: Gratuitos, disponíveis em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBB
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.