O DIRETOR ALAN PARKER MORRE AOS 76 ANOS

O diretor inglês Alan Parker morreu hoje, aos 76 anos.

Alan Parker fez seu último trabalho em 2016, como produtor executivo do longa-metragem O Exército do Papai. Dirigiu pela última vez em A Vida de David Gale, em 2003, pelo qual foi indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlin.

Sua filmografia passeia por vários gêneros. Mas, dentro de um mesmo gênero, Alan Parker realizou filmes tão distintos quanto Fama (1980), Pink Floyd: The Wall (1982), The Commitments: Loucos Pela Fama (1991) e Evita (1996) – facetas diversas de um musical.

Seu versátil talento lhe permitiu dirigir comédias engraçadas como O Fantástico Mundo do Dr. Kellogg (1994), e dramas profundamente tristes como O Expresso da Meia-Noite (1978), A Chama que não Se Apaga (1982), Asas da Liberdade (1984) e As Cinzas de Ângela (1999).

E sua carreira também abriu espaço para o drama histórico-social Mississipi em Chamas (1988) e o assustador terror de Coração Satânico (1988).

Alan Parker foi indicada ao Oscar de melhor diretor por Mississipi em Chamas e Expresso da Meia-Noite, mas não foi premiado. Seu filme Birdy venceu o prêmio do júri em Cannes e Pink Floyd: The Wall foi eleito o melhor filme estrangeiro no Festival de Cinema do SESC.

Parker foi condecorado com o título de “sir” pela Rainha da Inglaterra em 2002.

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo