Pesquisar
Close this search box.
Anomalisa (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Anomalisa

Avaliação:
9/10

9/10

Crítica | Ficha técnica

“Anomalisa” é uma animação para adultos realizada com stop motion escrita e co-dirigida por Charlie Kaufman. Ele é autor de filmes psicológicos, como “Quero Ser John Malkovich” (1999) e “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” (2004).

Na trama do filme, Michael Stone (David Thewlis) parte em mais uma viagem para divulgar seu livro sobre técnica de vendas. Eventualmente, surge uma chance de ele trair sua esposa, que ficou em casa com o filho pequeno deles. Com isso, ele espera encontrar o que falta em sua vida vazia.

Em suma, Stone não consegue sentir nada de especial por ninguém. E, no filme, essa carência se traduz numa forma que justifica o motivo de sua concepção como animação. Ou seja, todas as pessoas possuem a mesma face e a mesma voz (feita por Tom Noonan), espelhando o fato de Stone não se importar com ninguém.

Em certo momento, duas admiradoras de seu livro o abordam. Elas estão no mesmo hotel que ele, para assistir a palestra. Uma delas é Lisa, cuja voz é interpretada por Jennifer Lason Leigh.

Após a transa

Logo, é por Lisa que Stone se encanta e com quem vai para a cama. Porém, a magia se desfaz pela manhã. Em cena reveladora, a voz de Lisa começa a soar como a de todos os outros.

Curiosamente, há um momento especial para os brasileiros. Na cama, Lisa diz que pensa ser anormal que no Brasil a língua oficial seja o português, pois em toda a América Latina se fala espanhol. Stone, então, brinca com seu nome, chamando-a de “Anomalisa”.

Além do tema inquietante, o visual também tira o espectador da sua zona de conforto. Afinal, há até nudez frontal e cena de sexo dos bonecos usados na animação. Além disso, pode-se claramente ver as aberturas nas faces deles dependendo do ângulo em que são retratados.

Há algumas piadas no filme, mas o tom está longe da comédia. Essencialmente, ‘Anomalisa” se concentra no drama intimista de um personagem que reflete o sentimento que todos temos um pouco em relação às outras pessoas.


Ficha técnica:

Anomalisa (2015) 90 min. Dir: Duke Johnson e Charlie Kaufman. Rot: Charlie Kaufman. Com David Thewlis, Jennifer Jason Leigh, Tom Noonan.

Assista: Charlie Kaufman e Duke Johnson falam sobre “Anomalisa”

 

 
Onde assistir:
Anomalisa (filme)
Anomalisa (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo