Pesquisar
Close this search box.
Antes da Meia-Noite (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Antes da Meia-Noite

Avaliação:
5/10

5/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Antes da Meia-Noite fecha a trilogia iniciada com Antes do Amanhecer (1995) e continuada em Antes do Pôr-do-Sol (2004) sobre o relacionamento do casal Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy). No primeiro filme, os dois se conhecem em um trem da Europa, se apaixonam, passam uma noite juntos e seguem caminhos diferentes. No segundo, se reencontram. Agora, eles já estão casados, possuem duas filhas gêmeas e moram em Paris.

Assim, a história se concentra em alguns dias do final das férias dos protagonistas. Basicamente, são apenas cenas do casal discutindo a relação, exceto pela despedida de Jesse e seu filho, e o almoço com a turma de amigos. Há momentos doces e outros de amargura extrema.

A veia ácida de Delpy

Ethan Hawke e Julie Delpy também estão creditados como autores do roteiro. Então, essa veia ácida e, por vezes, cruel em algumas linhas do diálogo, provavelmente tem origem em Delpy. Por exemplo, na sequência em que o casal caminha nas ruínas até chegar a uma pequena igreja, Celine interrompe a fala de Jesse, quando ele diz que há uma coisa que está segurando para dizer, e brinca que ele está com um tumor cerebral. Depois, na igreja, ainda provoca os cristãos ao abordar temas sexuais. Quem assistiu a 2 Dias Em Paris (2007) e Dois Dias Em Nova York (2012) reconhecerá essa lado desagradável da personalidade da atriz francesa.

Contudo, o retrato do relacionamento dos protagonistas possui um reflexo muito realista do que acontece nessas situações. As trocas de afagos carinhosos existem, mas também têm lugar as ofensas doídas e cruéis. Ao contrário de uma trama romântica, os espectadores vivenciam momentos brutos. Para apreciar Antes da Meia-Noite, portanto, deve-se estar preparado para se sentir desconfortável.

O diretor Richard Linklater evidencia com a trilogia seu gosto por trabalhar com as mudanças das pessoas ao longo do tempo. São quase vinte anos nas vidas de Jesse e Celine. E foram doze filmando sua obra-prima, Boyhood, que concorreu neste ano aos Oscars de Filme, Direção, Roteiro Original, Edição e Ator Coadjuvante (Ethan Hawke, novamente), vencendo na categoria de Atriz Coadjuvante (Patricia Arquette).  Em Antes da Meia-Noite, privilegia os diálogos, com fotografia em estilo econômico.


Antes da Meia-Noite (filme)
Antes da Meia-Noite (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo