“Em busca de uma voz” é o tema do quarto e último bate-papo virtual da 10ª edição do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência. Será hoje, sexta-feira, 8/10, às 19h30, após a exibição de três filmes brasileiros. Larissa Nepomuceno, roteirista e cineasta, e Sara Paoliello, diretora de “Uma Parte de Mim” (foto/divulgação), participam da conversa, mediada pela idealizadora e também curadora do festival, Lara Pozzobon.
As três produções brasileiras que dão mote à conversa: “Seremos ouvidas”, “Silenciadas: em busca de uma voz” e “Uma parte de mim”, estarão disponíveis online na sessão das 18h. Todas as obras trazem depoimentos de pessoas que denunciam e mostram a necessidade de atenção diária, bem como o que cada um de nós pode contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, solidária, compreensiva e tolerante com as diferenças. Pelo site www.assimvivemos.com.br, o público pode participar dos encontros e assistir aos filmes relacionados ao tema.
Festival segue até 11/10
O festival segue no formato com 16 filmes e os quatro debates disponíveis online até 11 de outubro de 2021, último dia da edição carioca do evento. Ao longo das edições, esses encontros se consolidaram como um espaço importante de diálogo e reflexão acerca dos temas relativos às pessoas com deficiência e, consequentemente, a toda a sociedade. Eles contam com a presença de profissionais ativos nas suas áreas de atuação, sempre com prioridade para a participação de pessoas com deficiência. No site www.assimvivemos.com.br é possível conferir a programação online completa de filmes e debates.
Todos os filmes contam com recursos de acessibilidade como a audiodescrição e as legendas LSE (para surdos e ensurdecidos), além interpretação em LIBRAS. Os debates ao vivo têm interpretação em LIBRAS e serão disponibilizados gratuitamente através do site, assim como o catálogo digital do festival com informações, sinopses dos filmes e programação completa. Serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades. Os membros do júri são pessoas com deficiência, artistas e profissionais e, em cada edição, o júri cria novas categorias de prêmios, a fim de destacar as qualidades específicas dos filmes premiados. O troféu foi criado pela artista cega Virginia Vendramini. A direção geral do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência é de Graciela Pozzobon.A realização é do Centro Cultural do Banco do Brasil, com patrocínio do Banco do Brasil através da Lei de Incentivo à Cultura, e produção da Cinema Falado Produções.
Depois do Rio de Janeiro, entre 26 de outubro e 14 de novembro de 2021, o “Assim Vivemos” se fará presente no CCBB de Brasília, também no formato híbrido; sendo as duas primeiras semanas de modo presencial e online e, a última, somente virtual. E, entre 1 e 20 de dezembro, o festival chega a São Paulo, também com a mesma mecânica: duas primeiras semanas híbridas, com sessões de filmes nas salas de cinema do CCBB e também no modo online e com uma última semana de programação somente pelo site www.assimviemos.com.br
As produções motivadoras do debate:
Seremos ouvidas. Dir. Larissa Nepomuceno. Brasil | 13′ | 2020
Como existir em uma estrutura sexista e ouvinte? Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidades diferentes, compartilham suas lutas e trajetórias no movimento feminista surdo.
Silenciadas: em busca de uma voz. Dir. Flávia Pieretti Cardoso. Brasil | 34′ | 2020
O Documentário “Silenciadas: em busca de uma voz” tem por objetivo principal ‘dar voz’ às mulheres com deficiência, oportunizando a expressão de suas vivências, de seus sentimentos, de suas “memórias” sobre a temática da violência de gênero, bem como, mostrar como se tornaram protagonistas de suas vidas apesar dos episódios relatados.
Uma parte de mim. Dir. Sara Paoliello. Brasil | 30′ | 2021
“Uma Parte de Mim” é um curta-metragem documental realizado pela diretora Sara Paoliello como projeto de conclusão do curso de Cinema e Audiovisual. Apresenta relatos de pessoas com diferentes deficiências (incluindo a diretora), que refletem sobre sua vida e sexualidade.
Para conferir a programação completa do Assim Vivemos 2021, acesse: www.assimvivemos.com.br