Pesquisar
Close this search box.
Até o fim (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Até o Fim

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

Em “Até o Fim”, um container à deriva perfura o barco à vela do solitário velejador, interpretado por Robert Redford. Habilmente, ele consegue remediar o dano, até que uma terrível tempestade põe tudo a perder.

“Até o Fim” é uma audaciosa produção que tem apenas um personagem, que pronuncia somente uma palavra durante o filme todo, exceto uma introdução narrada, em apenas um cenário. O seu diretor, J. C. Chandor,  possuía em seu currículo só um longa metragem, “Margin Call – O Dia Antes do Fim” (2011), sobre a recente crise financeira nos EUA. Além disso, para adicionar mais um fator de risco, o ator, Robert Redford, tem 77 anos.

Este último ingrediente atraiu as atenções para o filme, pois Redford foi nomeado como melhor ator em várias premiações. Porém, o Oscar que “Até o Fim” conquistou foi por melhor edição de som (Steve Boeddeker e Richard Hymns). Merecidamente, já que o som emula grande parte das emoções do longa.

Protagonismo solitário

Redford entrega uma performance heroica como o estoico protagonista. Mesmo sem falar (o que seria um recurso que fantasiaria demais a situação), expressa as suas agonias com suas expressões faciais. Adicionalmente, também demonstra surpreendente força nas cenas de ação, construindo um crível velejador experiente.

Enfim, “Até o Fim” consegue prender a atenção do espectador, mas perde a oportunidade de ser mais envolvente. O prólogo, que já mostra o velejador narrando uma situação praticamente sem esperanças, estraga o porvir durante as cenas que precedem essa sequência. Para piorar, a narração de Redford soa deslocada, talvez porque o próprio veterano não acreditasse nessas cenas.

Por outro lado, o diretor Chandor falha também ao distanciar o espectador em cenas cruciais. Por exemplo, naquela em que o velejador bate sua cabeça e cai inconsciente, durante o maremoto.  A câmera está posicionada longe da ação, colocando o espectador como uma mera testemunha. Seria mais emocionante uma câmera subjetiva no momento do impacto. Aliás, o mesmo acontece na cena final, que não pode ser aqui revelada para não darmos spoiler.

___________________________________________

Ficha técnica:

Até o Fim (All Is Lost, 2013) 106 min. Dir/Rot: J.C. Chandor. Elenco: Robert Redford.

Assista: J.C. Chandor e Robert Redford falam sobre “Até o Fim”

Onde assistir:
Até o fim (filme)
Até o fim (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo