Atentado ao Hotel Taj Mahal (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Atentado ao Hotel Taj Mahal

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Atentado ao Hotel Taj Mahal nos coloca no angustiante lugar das vítimas deste ataque terrorista que realmente aconteceu em 2008 em Mumbai, na Índia.

O filme do diretor estreante Anthony Maras começa mostrando os terroristas chegando de barco a Mumbai. São rapazes muito jovens que seguem as ordens jihad pelo celular para vários ataques coordenados na maior cidade indiana. A narrativa continua a acompanhar esses personagens durante seus primeiros ataques. E, mesmo quando algumas vítimas assumirem o protagonismo, a estória continua a relatar o ponto de vista desses algozes também, deixando clara a exposição do recrutamento desses meninos imaturos.

O conflito central acontece no hotel de luxo Taj, onde quatro terroristas fazem centenas de vítimas, mas muitos hóspedes são heroicamente salvos pela dedicação de empregados do estabelecimento que não os abandonam e usam o conhecimento que têm sobre o local como fator de vantagem sobre os invasores. O evento envolve muitas pessoas, e os roteiristas John Collee e Anthony Maras, também diretor, precisaram decidir quais e quantas dessas vítimas seriam os protagonistas.

Seleção eficiente

E a seleção foi eficiente, exceto pelo casal de turistas Bree e Eddie, que entram cedo na trama mas saem de cena sem contribuir muito para a estória. De fato, servem apenas como ponte para ligar o atentado ao restaurante com o ataque ao hotel, sumindo durante boa parte da ação.

Aliás, como nos clássicos filmes catástrofes, há vários personagens principais, que em Atentado ao Hotel Taj Mahal recebem tempo suficiente na tela para cativarem o público. Assim, Arjun (Dev Patel) é o mais importante deles, um garçom que se torna um improvável herói na hora do desespero. Ele é o único que o filme retrata desde antes do ataque, dentro de sua humilde casa onde tem um filho pequeno a quem entrega para a esposa grávida antes de ir trabalhar. Depois, o drama sobre o seu destino ganha força com planos que mostram sua esposa assistindo com aflição o noticiário da televisão, grávida e com um bebê no colo.

Herói completo

O chefe de Arjun talvez seja o herói mais completo da estória. Oberoi é um líder rigoroso, mas humano, tanto que o vemos tolerando que Arjun trabalhe mesmo se apresentando sem seus sapatos, pois se solidariza com sua situação familiar delicada. Parte dele a sugestão a sua equipe para que permaneça no hotel para ajudar a salvar os hóspedes, bem como as principais ideias para colocar todos em lugares mais seguros.

Dentre as várias vítimas, as que acompanhamos mais de perto são o casal formado pela jovem herdeira de uma família rica indiana, Zahra e seu esposo americano David. Eles se preocupam muito com o bebê deles, que está sendo cuidado pela babá Sally no quarto do hotel enquanto eles jantam no restaurante do hotel, no momento em que começa o atentado. Na cena de maior suspense do filme, Sally se esconde no armário do quarto com o bebê prestes a chorar enquanto os terroristas procuram por hóspedes para matar.

Ritmo ágil

A câmera se movimenta muito e contribui para o ritmo ágil deste thriller, que enfatiza as sequências de ação. A força especial da polícia se encontra a 8 horas de Mumbai. E, na cidade de Nova Delhi, somente alguns policiais locais, não preparados para situações como essa, tentam combater os bem treinados terroristas. Essa situação leva ao drama essencial de Atentado ao Hotel Taj Mahal, o desigual embate entre cidadãos comuns e jovens condicionados a matar.

Por outro lado, o diretor Anthony Maras peca ao inserir cenas reais no meio do filme, distraindo o espectador da sua envolvente narrativa. Afinal, por si só a narrativa é suficiente para provocar tensão. Não há necessidade de lembrar a todo momento que a estória se baseia em acontecimentos reais. Então, melhor opção seria a tradicional inserção desse material verídico nos créditos finais.

Enfim, Atentado ao Hotel Taj Mahal consegue levar esses trágicos fatos para a tela em formato de filme de ação e suspense. Ao mesmo tempo, não deixa de condenar o terrorismo e enaltecer as pessoas comuns que agiram como heróis para salvar centenas de vidas.

 

___________________________________________

Ficha técnica:

Atentado ao Hotel Taj Mahal (Hotel Mumbai, 2018) Índia/Australia/EUA. 123 min. Dir: Anthony Maras. Rot: John Collee, Anthony Maras. Elenco: Dev Patel, Armie Hammer, Nazanin Boniadi, Amandeep Singh, Suhail Nayyar, Manoj Mehra, Kapil Kumar Netra, Alex Pinder, Tilda Copham-Harvey, Anupam Kher, Jason Isaacs, Gauraw Paswala, Natasha Liu Bordizzo, Angus McLaren.

Imagem Filmes

Trailer:

Leia também: Atentado de 2008 em Mumbai vira filme

Onde assistir:
Atentado ao Hotel Taj Mahal (filme)
Atentado ao Hotel Taj Mahal (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo