Os caminhos que Atração Mortal (Heathers) toma para endereçar o seu tema já não são válidos. Os anos 1980, época do lançamento do filme, foram muito mais preconceituosos que hoje. Por isso, sobram aqui piadas homofóbicas, normalizadas tal como retrato autêntico daquele período. Evidentemente, essa atitude condenável ainda não foi expurgada nos dias atuais, mas não dá para negar que a situação melhorou.
Mas não podemos condenar uma obra por refletir a época de sua criação. Então, reservada a advertência e suas devidas ressalvas, escrevo essa crítica analisando os demais pontos do filme. Posto isso, o longa trata de outra mazela da sociedade: a violência nas escolas.
Crítica social
Nesse sentido, Atração Mortal é contundente na sua crítica social. Como muitos filmes já o fizeram (e ainda fazem), o bullying está na sua mira. Chama-se Heathers o grupinho das descoladas desta trama. São três garotas com esse prenome que abusam da sua suposta beleza superior para menosprezar e atazanar os demais, considerados perdedores.
A protagonista Veronica (Winona Ryder) se encontra indecisa se deve se juntar às Heathers. Após alguns eventos que vão contra sua índole, ela descobre que prefere se afastar do grupo. Então, surge na escola J.D. (Christian Slater), um tipo rebelde por quem ela se apaixona. Mas logo ele revela sua faceta perigosa.
O ciclo dessa narrativa se fecha com um atentado à escola, um dos maiores medos da sociedade estadunidense até hoje. O roteiro, com isso, ganha robustez, mostrando que o bullying é uma prática danosa que alimenta um ambiente violento e potencialmente criminoso.
Comédia
No entanto, o tom do filme dificulta o envolvimento do público. Um drama ou um suspense seriam os formatos mais naturais para esse enredo. Porém, o longa é uma comédia de humor ácido. Desde a sua abertura (o cenário aparentemente perfeito mas na verdade deturpado, como em Veludo Azul [Blue Velvet, 1986]), até os assassinatos que se aproximam da zombaria, o filme aposta na mistura da violência com cinismo. É possível até ver sorrisos sarcásticos mal disfarçados nas expressões dos atores, provavelmente por solicitação do diretor.
Mas, fica demais num perigoso meio-termo. E, diante da seriedade do tema, tal indefinição põe tudo a perder. O diretor Michael Lehmann cometeria o mesmo erro em seu filme seguinte, Hudson Hawk (1991), uma mescla de ação com comédia.
___________________________________________
Ficha técnica:
Atração Mortal | Heathers | 1988 | 103 min | EUA | Direção: Michael Lehmann | Roteiro: Daniel Waters | Elenco: Winona Ryder, Christian Slater, Shannen Doherty, Lisanne Falk, Kim Walker, Penelope Milford, Glenn Shadix, Lance Fenton, Patrick Labyorteaux.