Pesquisar
Close this search box.
Atraída Pelo Perigo (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Atraída Pelo Perigo

Avaliação:
7/10

7/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Atraída Pelo Perigo se destaca por ser um dos sete longas-metragens que Dennis Hopper dirigiu em sua carreira. E, também por envolver vários nomes famosos em seu elenco.

O próprio Hopper assume o papel de protagonista, o matador de aluguel Milo. Adicionalmente, também como personagem principal está Jodie Foster, que interpreta Anne Benton. Ela é uma jovem artista que testemunha o assassinato de algumas pessoas pela máfia. que passa a perseguí-la. Além deles, o elenco conta com Dean Stockwell, Vincent Price, John Turturro, Fred Ward, Joe Pesci, bem como pontas de Charlie Sheen, Bob Dylan e Catherine Keener.

Dirigido por… Alan Smithee

Hopper nunca foi um diretor muito talentoso, mas em Atraída Pelo Perigo, ele realiza um trabalho competente. Apesar disso, não ficou satisfeito com o resultado e assinou o filme, originalmente chamado Catchfire, como Alan Smithee. Este termo é um pseudônimo usado quando os diretores não querem assumir a autoria da obra. Depois, ele lançou sua versão do diretor ou director’s cut, com 116 min e intitulado Backtrack. O filme está disponível no catálogo da Amazon Prime Video com o título nacional Visões do Passado e com o nome original Backtrack, apesar de ter duração de 98 min.

Na estória, a máfia contrata Milo para encontrar e assassinar Anne Benton. Antes, houve uma frustrada tentativa onde o personagem de John Turturro e seu colega conseguem apenas matar Bob (Charlie Sheen), o namorado dela. Porém, o problema é que Milo se apaixona por Anne. Então, inicia um romance com ela, e os dois passam a ser perseguidos pela máfia.

O filme possui um ritmo ágil, com muita ação em um roteiro eficiente. Então, isso torna a trama bem verossímil, apesar de improvável. Aliás, é interessante a transição do gênero policial para o romance na sua parte central, quebrando a expectativa do espectador.

Jodie Foster

A principal responsável pelo encanto de Atraída Pelo Perigo é a atuação de Jodie Foster. A atriz transmite todo o medo que sente quando os mafiosos invadem seu apartamento e depois a virada de sua personagem, quando ela corresponde ao amor sincero do seu algoz. Já Dennis Hopper não está tão bem, e sua performance parece uma imitação dos gangsteres de Robert De Niro, usando até mesmo um sotaque italiano. Além disso, quando Hopper interpreta o matador apaixonado, não parece convincente. Por outro lado, quem brilha nos breves momentos em que aparece, é Joe Pesci, intencionalmente escalado para bancar seu típico personagem nervosinho, e perigoso.

Adicionalmente, dois trechos se destacam no trabalho do diretor Dennis Hopper em Atraída Pelo Perigo. Uma é a cena em que Milo sai do hotel para supostamente matar Anne. Na rua, acontece uma cerimônia indígena onde queimam um enorme totem de madeira com feições diabólicas. Na verdade, esse segmento simboliza nessas imagens o mal que Milo aparentemente representa e que coloca a protagonista em perigo. Já a outra cena é quando Pinella (John Turturro) caçoa de Milo, que está com duas fotos sensuais de Anne, e o chama de pervertido. Então, a cena seguinte a essa provocação, é de Jodie Foster nua, o que coloca justamente o espectador na posição de pervertido.

Estranhamente, os créditos finais aparecem na tela enquanto ainda rolam algumas cenas que mostram o destino dos protagonistas, atrapalhando o público de ver o que acontece. Além disso, também é esquisito que Joe Pesci não está creditado. Então, juntando isso com os diferentes títulos e versões… De fato, valeria uma entrevista com Dennis Hopper para ele esclarecer tudo isso, se ele ainda estivesse vivo.

Apesar dos problemas de bastidores, Atraída Pelo Perigo é um filme bem divertido.

 

Atraída Pelo Perigo (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo