Com o título “Apropos of Nothing” (que significa “a propósito de nada”), foi lançada nos Estados Unidos a autobiografia do cineasta Woody Allen, pela editora Arcade Publishing.
Em 400 páginas, Woody Allen expõe suas memórias sem fugir de nenhum assunto, inclusive a polêmica acusação de ter molestado a sua enteada Dylan Farrow, filha de sua então esposa Mia Farrow. Em tempos de #metoo, movimento que evidencia e combate o assédio sexual, o diretor de cinema enfrenta boicotes de estúdios, artistas e público.
A Amazon Studios, por exemplo, desistiu de distribuir nos Estados Unidos seu último filme, Um Dia de Chuva em Nova York, e as atrizes Elliot Page e Greta Gerwig declararam que não trabalharão novamente em um filme de Woody Allen. Esse boicote afetará as vendas do livro também, pois no site da Amazon “Apropos of Nothing” não está disponível.
No livro, Allen afirma que nunca tocou em Dylan ou lhe fez qualquer coisa que possa ser entendido como abuso, e se defende dizendo que foi tudo invenção de Mia Farrow.
Resta aguardar pela publicação do livro no Brasil. Com certeza, encontraremos na sua leitura momentos que ilustrarão sua rica filmografia e não apenas esse assunto controverso.