BAC Nord: Sob Pressão (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

BAC Nord: Sob Pressão

Avaliação:
6.5/10

6.5/10

Crítica | Ficha técnica

Produzido para a televisão francesa, BAC Nord: Sob Pressão apresenta o trabalho policial sem o falso glamour que costumamos encontrar em vários filmes do gênero.

A história se inspira em eventos reais que aconteceram em 2012.

O BAC Nord do título é a divisão anti-criminalidade (Brigades Anti-Criminalité) do norte de Marselha. A trama acompanha a rotina nada charmosa de três integrantes desse grupo: Greg (Gilles Lellouche), Yass (karim Leklou) e Antoine (François Civil). Incapazes de enfrentarem a poderosa organização de traficantes que dominou um grande conjunto de prédios residenciais, eles se limitam a cumprir a cota de duas prisões diárias com delitos menores, o que gera enorme insatisfação.

Então, perto da metade do filme, acontece a esperada autorização para invadirem massivamente o império local do tráfico. Nessa arriscada operação, os principais agentes são os três protagonistas, que saem do confronto como heróis. No entanto, o sucesso dependeu de entregar parte da droga apreendida para pagar a informante Amel (Kenza Fortas), amiga de Antoine. Esse pagamento foi autorizado pelo chefe do BAC, mas, dois meses depois, Greg, Yass e Antoine são presos, suspeitos por corrupção e extorsão.

Drama policial

Esse contundente BAC Nord: Sob Pressão é o quarto filme do diretor Cédric Jimenez. Aliás, o gênero policial não é novidade para ele, que realizou antes o elogiado A Conexão Francesa (La French, 2014). Mas, aqui, o tom predominante é o drama policial, e a pegada é bem realista.

Assim, os protagonistas são pessoas comuns, sem habilidades especiais, e não representam figuras isentas de pecado. Bebem, usam drogas também, decidem sem critério quais meliantes abordarão. E, tentam levar suas vidas com o apertado salário que ganham. Após a experiência frustrante que passam, perdem o que ainda possuíam de motivação, e mudam de carreira. Pior ainda, o filme não os mostra juntos no mesmo plano, revelando que a amizade entre eles também se perdeu.

BAC Nord: Sob Pressão mostra a carreira policial como ela é, sem firulas, sem maquiagem. Um retrato duro, mas muito consistente com a realidade.

___________________________________________

Ficha técnica:

BAC Nord: Sob Pressão | BAC Nord | 2020 | França | 105 min | Direção: Cédric Jimenez | Roteiro: Audrey Diwan, Cédric Jimenez | Elenco: Gilles Lellouch, Karim Leklou, François Civil, Adèle Exarchopoulos, Kenza Fortas, Cyril Lecomte, Michaël Abiteboul, Idir Azougli.

Distribuição: Netflix.

Onde assistir "BAC Nord":
BAC Nord: Sob Pressão (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo