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Balada Para Satã (filme)
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Balada Para Satã

Avaliação:
6/10

6/10

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Crítica | Ficha técnica

Balada Para Satã parece filme feito para a TV, da época em que isso significava ser um filme mediano. Entre a década de 1970 até a de 2000, as produções de longas metragens para a TV se restringiam aos canais abertos e, por isso, com grande preocupação de evitar cenas que pudessem chocar o público em geral. Basicamente, eram filmes para a tradicional sessão da tarde ou para o “filme depois da novela”. Essa característica está aqui presente, provavelmente, porque o diretor é Paul Wendkos, que fez carreira na TV, dirigindo, entre outros trabalhos, episódios das séries Dr. Kildare e Os Intocáveis.

Pouco assustador

Na verdade, o filme é um terror que não assusta. Quando muito, consegue um clima de suspense, muito mais pelos acordes dissonantes da trilha sonora de Franz Liszt do que por algum talento cinematográfico. Afinal, não há cenas de violência ou de sustos, como encontramos nos filmes do gênero. Em algumas sequências, temos a impressão de um crescendo que nunca chega ao clímax. Por exemplo, uma boa amostra disso aparece quando Paula Clarkson (Jacqueline Bisset) prepara um ritual para fazer um pacto com o demônio. Velas, música de suspense ao fundo, a mulher seminua, estrela desenhada no chão, o rosto de espanto… tudo no lugar certo. Porém, quando vemos o demônio adentrando o recinto, a cena é frustrantemente cortada.

Alguns recursos, como colocar uma máscara humana em um cachorro, conseguem alguma sensação de bizarrice, porém, não necessariamente, de assustar. Ironicamente, o pôster de divulgação do filme dizia exatamente o que o filme não entrega: “Quando foi a última vez que você realmente sentiu medo?”.

Elenco

Jacqueline Bisset, investindo na carreira hollywoodiana, e Alan Alda, procurando se transferir da TV para o cinema, dão o toque de talento ao filme. Alda, principalmente, após sua transformação no filme, está especialmente convincente. Além disso, o elenco inclui Barbara Parkins que, com sua eterna cara de má, consegue a antipatia dos espectadores, o que combina com sua personagem.

Em suma, a trama gira em torno de pactos satanistas e possessão, um tema macabro em uma inteligente história. No entanto, o resultado só  assustaria com uma filmagem mais ousada.


Balada Para Satã (filme)
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