Pesquisar
Close this search box.
Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica

Avaliação:
7/10

7/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica conseguiu aproveitar o espírito da época, focando no hard rock e heavy metal dos anos 1980, de onde extrai as características dos personagens principais Bill e Ted. De forma caricata, eles representam adolescentes que não se interessam pelos estudos, só pensam em formar uma banda e fazer sucesso. Mas nem para isso se dedicam, e mal sabem tocar seus instrumentos. Para conseguir o efeito cômico, eles parecem pessoas que não conseguem pensar. Deu certo, e Bill e Ted serviram de modelos para os protagonistas de Quanto Mais Idiota Melhor (Wayne’s World, 1992), de Penelope Spheeris, e Beavis and Butt-Head (1993-2011), entre outros.

Keanu Reeves como Ted ‘Theodore’ Logan, e Alex Winter como Bill S. Preston, caíram como luva nos papéis. Reeves ficou famoso mais por este papel do que pela sua atuação mais séria no filme anterior Ligações Perigosas (Dangerous Liaisons, 1988), de Stephen Frears, mas depois seguiria uma carreira de sucesso até hoje. Já Alex Winter é mais lembrado por esse papel mesmo. Quanto ao diretor, Stephen Herek, este é o seu segundo filme. Antes, ele havia feito o terror cômico Criaturas (Critters, 1986). Anos depois, voltaria ao rock em Rock Star (2001), mas ficou fora das sequências de 1991 e 2020. Bill & Ted: Dois Loucos no Tempo (Bill & Ted’s Bogus Journey, 1991) tem direção de Peter Hewitt. E o mais recente Bill & Ted: Encare a Música (Bill & Ted Face the Music, 2020), de Dean Parisot.

Personagens acima da trama

O sucesso de Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica resulta muito mais desses personagens tolos mas adoráveis e de suas manias ligadas à sua paixão pela música (o air guitar e o uso exagerado da expressão “Excellent!” são dois bons exemplos). Já a trama em si é bem bobinha. Alex e Ted vão mal na escola e o professor lhes dá como última chance trazer um trabalho de História impecável na apresentação final. O tema é: escolher um personagem histórico e mostrar como ele veria San Dimas (a cidade da Califórnia onde moram os protagonistas). Para potencializar a necessidade de se darem bem na escola, o enredo coloca que Ted irá para a escola militar caso seja reprovado.

Sem muita explicação lógica, surge Rufus (George Carlin), que vem do futuro viajando no tempo em uma cabine telefônica (como acontecia na série Doctor Who [1963-1989]). Sua missão é ajudar a dupla de protagonistas porque eles produzirão música que trará harmonia para o mundo. Portanto, é essencial que eles continuem juntos tentando formar uma banda. Assim, Bill e Ted viajam no tempo recolhendo personagens importantes para contribuírem para a apresentação do trabalho final. Dessa forma, o filme tem a oportunidade de ganhar ritmo, com viagens rápidas por vários tempos e espaços do passado. Entre eles, a Áustria em 1805, o Novo México em 1879, Atenas em 410 a.C., Viena em 1901 etc. De lá, trazem Billy The Kid, Sócrates, Beethoven, Abraham Lincoln, entre outros.  

Diversão leve

O truque para não ficar tudo muito esquemático está em mostrar em paralelo Napoleão conhecendo a cidade de San Dimas sob a supervisão do irmão mais novo de Ted. Além disso, na viagem para a Inglaterra do século 15, eles quase morrem e não trazem ninguém de lá. No final, isso será remediado com uma surpresa. E, na pré-história, eles lutam para consertar a máquina do tempo que sofreu avarias.

A trama infantil ganha companhia de alguns efeitos igualmente simplórios, como o som de passarinhos quando um personagem sofre uma pancada na cabeça. Ou a aceleração da fita para mostrá-los limpando a casa apressadamente. Por outro lado, tem um pouco de humor apimentado na caracterização da madrasta de Bill, pois o pai se casou com uma jovem de 18 anos (ou nem isso).

Mas prevalece o tom leve da comédia e o ritmo agitado dessa aventura que fica interessante por conta dos divertidos personagens principais. Parecem até figuras de programas humorísticos, mas aqui integrados a uma eficiente narrativa com começo, meio e fim.

___________________________________________

Ficha técnica:

Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica | Bill & Ted’s Excellent Adventure | 1989 | 90 min | EUA | Direção: Stephen Herek | Roteiro: Chris Matheson, Ed Solomon | Elenco: Keanu Reeves, Alex Winter, George Carlin, Terry Camilleri, Dan Shor, Tony Steedman, Rod Loomis, Al Leong, Jane Wiedlin, Robert V. Barron, Clifford David, Amy Stoch, Diane Franklin, Kimberley Kates.

Onde assistir:
Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica (filme)
Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo