Qual cinéfilo fanático por terror gótico não gostaria de ter uma Bleak House cheia de memorabilia como a de Guillermo Del Toro?
O cineasta mexicano Guillermo Del Toro especializou-se em dirigir filmes com temática gótica, enveredando pelos gêneros horror e fantasia. Na sua filmografia, constam os famosos “O Labirinto de Fauno”, “Hellboy” (I e II), “Blade II” e “A Colina Escarlate”.
Enfim, Del Toro concretizou seu fanatismo pelo gótico ao construir a Bleak House. Este é o seu lugar reservado para passar tempo e trabalhar ao lado de sua coleção de filmes, brinquedos, estátuas, pôsteres, e outros itens inomináveis relacionados ao tema. O projeto partiu de sua vontade de expor suas coleções. Porém, fora de sua residência principal, porque a maior parte não era adequada para seus filhos pequenos.
A Bleak House fica em San Fernando Valley, na Grande Los Angeles. Numa casa grande, uma enorme cabeça do Frankenstein de Boris Karloff parece recepcionar o visitante. Aliás, como uma mansão assombrada, existe uma sala oculta atrás de uma estante de livros que vira uma parede giratória.
Lá, Del Toro mantém tudo muito organizado em salas temáticas. Por exemplo, uma para vampiros e lobisomens, outra para horror, outra para ficção científica. E as várias réplicas de escritores e personagens famosos em tamanho natural parecem habitá-la. Por exemplo, na sala de TV, Linda Blair, com a caracterização de “O Exorcista”, se encontra logo à direita do sofá principal.
Por fim, vale esclarecer que a tradução do seu nome significa “Casa Soturna”, e vem do título do livro de Charles Dickens de 1853.
Ficou interessado? Então, para ter uma ideia melhor da Bleak House, assista aos dois vídeos abaixo:
https://youtu.be/r0WXqEl846k