Toda crise gera uma oportunidade, e isso representa com perfeição a decisão do BIFF – BRASÍLIA INTERNATIONAL FILM FESTIVAL em realizar sua sétima edição totalmente online, adaptando-se ao isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19. A iniciativa, inédita entre os festivais brasileiros levará sua programação original com a mostra competitiva completa para os espectadores de todo o Brasil.
O festival acontece de 21 a 26 de abril, com acesso pelo site BIFFESTIVAL.COM. Para assistir, basta clicar no filme da mostra e, após preencher um cadastro, ter acesso a toda programação diária gratuitamente através da plataforma de vídeo on demand Looke.
O BIFF possui direção geral e curadoria da jornalista, produtora e cineasta Anna Karina de Carvalho. O festival apresenta na Mostra Competitiva oito títulos inéditos, entre ficções e documentários, selecionados por uma curadoria que, além de Anna Karina, inclui o jornalista e crítico de cinema Pedro Butcher, a produtora Priscila Miranda, criadora da distribuidora Fênix Filmes, e o cineasta e repórter Marcio de Andrade.
BIFF JUNIOR E KIRK DOUGLAS
Na programação, destaca-se o BIFF JUNIOR, destinado a crianças e adolescentes, com curadoria de Luciana Druzina (CEO da Druzina Content), e da diretora do Festival, Anna Karina de Carvalho.
O BIFF também apresenta uma mostra em homenagem a Kirk Douglas, recentemente falecido. Serão exibidos cinco filmes estrelados pelo ator, selecionados pelo curador Mario Abadde: A Montanha dos Sete Abutres, Sua Última Façanha, Sede de Viver, Assim Estava Escrito e Spartacus.
O festival permitirá também o acesso online às atividades formativas, compostas pelo curso “Documentário – da origem à produção contemporânea”, ministrado por Flavia Guerra, e o debate “Mulheres em protagonismo – a batalha feminina por espaço no mercado audiovisual”, com Cibele Amaral, Flavia Guerra e Krishna Mahon.
Esse formato inédito é fruto da parceria entre o BIFF e a empresa Encripta, uma das patrocinadoras do festival, que é patrocinado também pela FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal – GDF e pela Looke. O BIFF tem apoio Cultural da: Rede Globo, Canal Brasil, XYZ, Druzina Content, Fênix Filmes, Embaixada da França e Ligocki Entertainment. O parceiro oficial é o Sesc.