O Cabíria Festival é um encontro anual para celebrar e promover a presença de cineastas mulheres e da diversidade nas telas e atrás das câmeras. Com patrocínio da Spcine, pelo segundo ano consecutivo será realizado em São Paulo em formato híbrido, com programação de 18 a 21 de julho entre a Cinemateca Brasileira e a ESPM, e online até 23 de julho na Spcine Play, no Telecine e na MUBI, para todo o Brasil. Na plataforma Spcine Play será possível assistir, gratuitamente, 12 filmes – um longa e 11 curtas-metragens.
Esta 5ª edição do Cabíria Festival traz uma seleção de 16 filmes – entre longas e curtas –, além de encontros profissionais e de criação. Entre os filmes, o inédito longa-metragem Fogaréu, de Flávia Neves, a estreia nacional de As Miçangas, de Rafaela Camelo e Emanuel Lavor, indicado a melhor curta-metragem na Berlinale (2023), e o multipremiado Saint Omer.
Cinemateca Brasileira
Entre os filmes da programação presencial, está o longa Fogaréu, de Flávia Neves, com sessão única seguida de debate no dia 20, às 18h, na Cinemateca Brasileira. Essa será uma oportunidade para assistir à produção que acaba de ganhar três prêmios no Festin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Lisboa: ‘Menção Honrosa’; ‘Melhor filme do público’ (ficção) e ‘Prêmio Pessoa Melhor Realizador Ficção’. A retirada de senhas será com uma hora de antecedência.
Após a sessão de Fogaréu, a diretora e o produtor Thomas Sparfel participam de um debate com foco no desenho de produção, estratégia de internacionalização e de coprodução França – Brasil. A mediação será de Yolanda Barroso, produtora executiva de desenvolvimento.
Protagonizado por Bárbara Colen, Eucir de Souza, Nena Inoue, entre outros, Fogaréu tem produção Brasil – França e traz uma história que fica entre o real e o fantástico, entre o passado colonial e a modernidade avassaladora do agronegócio. Uma cidade de Goiás é o palco do encontro entre a jovem Fernanda e suas secretas e dolorosas raízes. A classificação indicativa é de 16 anos.
Spcine Play
Homenageada desta edição, a cineasta Everlane Moraes ganha uma seleção dedicada a ela, com oito de seus filmes disponíveis na Spcine Play, de 18 a 23 de julho. São eles: A Gente Acaba Aqui, Allegro Ma Non Troppo: La Sinfonia de la Belleza, Aurora, Caixa D’Água: Qui-Lombo é esse?, Conflitos e Abismos: A Expressão da Condição Humana, La Santa Cena, Monga, Retrato de Café e Pattaki. A obra de Everlane transita entre diferentes gêneros e formatos, destacando as questões sociais, filosóficas e espirituais da diáspora negra. Seus trabalhos já foram exibidos em festivais como Sundance, Rotterdam, BFI, Womxn in Windows e One Story Up.
Outros filmes da Mostra Cabíria Festival estarão disponíveis na Spcine Play apenas no sábado e domingo, dias 22 e 23. São os curtas: Eu, Negra, de Juh Almeida, Se trans for mar, de Cibele Appes, e Yuri Uxëa Tima Thë (A Pesca com Timbó), de Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami. E o longa-metragem Fogaréu, de Flávia Neves, que mostra o encontro da jovem Fernanda e suas secretas e dolorosas raízes.
Telecine
O Telecine, parceiro do Cabíria Festival Audiovisual, terá especiais dedicados ao evento.
Assim, no canal Telecine Cult, o “Especial Cabíria Festival” vai ao ar em 19 de julho, a partir das 16h, com a exibição dos nacionais: A Porta ao Lado, Que Horas Ela Volta?, Medusa e Regra 34.
Já no catálogo do Telecine, disponível no Globoplay e via operadoras de TV por assinatura, a cinelist Cabíria Festival (globoplay.globo.com/categorias/telecine-cabiria-festival) reúne títulos com direção feminina.
MUBI
A MUBI disponibilizará entre os dias 19 e 23 de julho os filmes Transviar, de Maíra Tristão, e A Felicidade das Coisas, de Thais Fujinaga, destaques da programação do Cabíria Festival em 2022. Basta acessar mubi.com/cabiriafestival e utilizar o cupom “cabiriafestival”.
Realização
O festival é uma realização da Ipê Rosa e Laranjeiras Filmes, com o patrocínio da Spcine, parcerias da Embaixada da França, Projeto Paradiso, Telecine, MUBI, Cinemateca Brasileira, ESPM, Goethe-Institut Rio de Janeiro, ABRA e Instituto Dona de Si, e apoios do Cardume Curtas, Travessia, Canal Curta, Curta!On, Globo, Elo Studios, Selo ELAS, Série Lab, FRAPA, Rota Festival, Filmicca, Ateliê Escreva Criatura, Ovo Design, Etc Filmes, Imprensa Mahon, Revista Piauí e Agência Febre.
Mas, além dos destaques acima, veja também a programação completa no site do festival: https://www.cabiria.com.br/
___________________________________________
Serviço:
Cabíria Festival 2023
Site: https://www.cabiria.com.br/
De 18 a 23 de julho de 2023.
- Cinemateca Brasileira
- Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo – SP
- Programação de 19 a 21 de julho
- Programação gratuita
- Retirada de senha 1 hora antes de cada sessão/atividade
- Masterclass e Estudo de Caso com inscrições prévias
- ESPM
Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Programação de 18 a 21 de julho
Painel, Oficina, Workshops e Encontros com inscrições prévias
(fonte: divulgação)