O diretor estreante Herbert James Winterstern não contou com o orçamento de Twister (1996) para transformar em filme o roteiro de Caçador de Tormentas (Supercell), que ele escreveu ao lado de Anna Elizabeth James. E a escassez de recursos se faz notar visivelmente nas cenas que envolvem tornados gigantescos e destruidores. Só com muito talento um diretor poderia contornar esse obstáculo, e Winterstern mostra que é, no máximo, apenas competente.
Talvez a pretensão dos realizadores era compensar as limitações dos efeitos especiais com uma história dramática envolvente. Esse viés do melodrama em relação a perdas do passado, curiosamente, aparece no posterior Twisters (2024), de Lee Isaac Chung, que também não empolga muito. Em Caçador de Tormentas, o protagonista Roy (Skeet Ulrich) resolve seguir os passos do pai, um célebre caçador de tornados que morreu em ação quando ele ainda era criança. Embora a sua mãe, Quinn (Anne Heche), seja contra esse envolvimento arriscado, só assim Roy consegue entender as motivações que estimulavam tanto o falecido pai.
Sem a fúria dos céus
A abertura do filme destaca a relação de Roy, ainda criança, com o pai, e o momento da tragédia. No trecho em que os dois olham para o céu e conversam sobre a tormenta que se aproxima, já dá para sentir que os efeitos especiais são incapazes de retratar essa ameaça. A morte do pai acontece fora da tela, o que é um recurso inteligente para driblar a falta de orçamento. Porém, no decorrer do filme essa elipse não cabe numa trama que tem como centro esse fenômeno natural. Não importa o quanto o roteiro possa insistir no aspecto dramático, o espectador começa a assistir um filme com esse tema na expectativa de presenciar a fúria caindo dos céus. E o que vemos aqui está longe de ser satisfatório.
Caçador de Tormentas, de fato, não consegue realizar esse desejo; nem passa perto, aliás. O drama também se resolve facilmente demais, com uma simplicidade desapontadora e previsível. O melhor mesmo é correr e se abrigar do desastre que é esse filme. Na verdade, o risco maior é cair no sono.
___________________________________________
Ficha técnica:
Caçador de Tormentas | Supercell | 2023 | 100 min. | EUA | Direção: Herbert James Winterstern | Roteiro: Herbert James Winterstern, Anna Elizabeth James | Elenco: Skeet Ulrich, Anne Heche, Daniel Diemer, Jordan Kristine Seamón, Alec Baldwin, Anjul Nigam, Michael Klingher, Jane Lind, Richard Gunn, Jack Eyman.