O Canal History estreia no dia 25 de setembro de 2022, às 17h10, a série A Presidência dos Estados Unidos por Bill Clinton (American Presidency with Bill Clinton). Em seis episódios, o ex-presidente, que é o apresentador e o produtor, a história da presidência estadunidense e a luta por uma nação mais perfeita.
A produção aborda diferentes temas da história presidencial dos Estados Unidos. E levanta a questão: de que forma as ações dos presidentes representaram os valores do povo?
Em A Presidência dos Estados Unidos, um dos ex-presidentes mais lembrados e admirados dos Estados Unidos, Bill Clinton avalia como as ações presidenciais em uma ampla gama de momentos críticos do país ajudaram a promover ou retardar a criação de uma nação imbatível.
A série apresenta entrevistas com especialistas e historiadores, além de depoimentos de autores renomados. Entre eles, os ganhadores do Prêmio Pulitzer Jon Meacham e Annette Gordon, bem como Dr. Douglas Brinkley, Dra. Edna Medford Green, Dr. H. W. Marcas e George Takei.
Cada episódio aborda um tema diferente na história dos Estados Unidos. São eles: raça, extremismo, batalha por direitos, visão presidencial, poder mundial e poder econômico.
O ex-presidente Clinton é uma das poucas pessoas vivas que compreende a responsabilidade de ser o Decider-in-Chief (termo utilizado para os presidentes dos Estados Unidos, criado por George W. Bush) nos momentos críticos da história daquela nação. Todos os primeiros mandatários, desde George Washington, tiveram de definir as expressões “Nós, o Povo” (We The People) e “União Mais Perfeita” (More Perfect Union), tanto em situações de crescimento como de grande angústia. E todos eles precisaram tomar decisões difíceis que poderiam unir ou dividir o país.
Ações presidenciais em análise
A série analisa de maneira integral uma variedade de ações presidenciais. Por exemplo, a ordem de Eisenhower para que tropas federais entrassem em Little Rock e garantissem a segurança dos “nove de Little Rock”. Ou então o discurso de Gettysburg do presidente Lincoln e a Proclamação da Emancipação. Da mesma forma, entra a promulgação por parte de Lyndon B. Johnson da lei de direitos eleitorais de 1965 – a mais importante lei de direitos civis até então.
Em contraponto, a série também aborda as decisões presidenciais que dividiram ainda mais o país. Nesse sentido, estão as “campanhas de repatriação” de Herbert Hoover, que levaram à expulsão massiva de cidadãos mexicano-estadunidenses, durante a Grande Depressão. Bem como a Ordem Executiva 9066, de Franklin Roosevelt, que resultou na prisão sistemática de cerca de 120 mil japoneses-estadunidenses.
O episódio de estreia é “União e Desigualdade”. O racismo tem sido um grande e persistente problema nos Estados Unidos desde a época de sua fundação. Porém, enquanto alguns dos seus presidentes levaram a nação a uma união mais harmônica, outros frustraram o seu progresso. Como as ações presidenciais podem ajudar a melhorar a igualdade racial?
Classificação Indicativa: 14 anos
Mais em: www.historyplay.tv/br/