Pesquisar
Close this search box.
Carandiru (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Carandiru

Avaliação:
9/10

9/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

O filme Carandiru leva para as telas o massacre que aconteceu nesse presídio paulista em 1992, baseado no livro do Dr. Dráuzio Varella, que prestou atendimento no local pouco antes da tragédia.

Carandiru é uma produção de ponta dentro do cinema brasileiro. A direção ficou nas mãos do renomado Hector Babenco e o elenco reúne atores e atrizes de primeira linha, como Wagner Moura, Lázaro Ramos, Rodrigo Santoro e muitos outros (confira na ficha técnica). A fotografia de Walter Carvalho e a direção de arte de Vera Hamburger contaram com o privilégio de filmarem em locações dentro da própria casa de detenção, que logo depois viria a ser derrubada.

O enredo

O relato se inicia com a chegada do médico ao presídio, com o objetivo principal de evitar a propagação da AIDS entre os detentos. O jaleco lhe garante segurança e respeito dos presos, e ele consegue se aproximar de alguns deles. As conversas do doutor com eles remetem a flashbacks que revelam os incidentes que resultaram na condenação. Dessa forma, o espectador compartilha com o médico essa percepção individualizada dessa comunidade trancafiada, o que será vital para que o desfecho não represente uma tragédia em massa, mas dramas particulares.

Carandiru reflete a visão de Dráuzio Varella, claramente sensibilizado pela morte das pessoas com quem conviveu desde que começou seu trabalho no presídio. O tom dramático da trilha sonora de André Abujamra confirma o tom trágico do evento que resultou em 111 presos mortos.

A parte final foge do cinema tradicional do restante do filme. Hector Babenco insere depoimentos dos personagens que foram apresentados até então, opinando sobre a tragédia. Soa como se fosse um documentário, mas interpretados pelos atores. O recurso torna o desfecho ainda mais cruel, porque evidencia que tudo realmente aconteceu. E, como o espectador conheceu um pouco da vida de uma parte dessas vítimas, a emoção é inevitável.

Mesmo com uma quantidade grande de personagens, Carandiru sensibiliza o espectador, diante da tragédia que caiu sobre essas pessoas. Pessoas e não apenas presos.


Carandiru (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo