Casanova, o famoso conquistador de mulheres do século 18, novamente chega às telas do cinema em O Último Amor de Casanova, que estreia no Brasil em 21 de novembro de 2019.
A adaptação dirigida por Benoît Jacquot se baseia no livro de memórias do próprio Giacomo Giramolo Casanova, que tem o título de “A História da Minha Vida”. O diretor justifica um novo filme sobre o personagem a partir de seu interesse pela obra quando o leu ainda muito jovem: “Eu ainda não tinha nem vinte anos quando li e ele me interessou bastante. Eu gostei dessa liberdade, essa sinceridade, essa autenticidade, essa verdade. Casanova é um dos meus melhores amigos. Por isso, não me senti nem um pouco intimidado pelos filmes existentes, até porque Casanova é um tema inesgotável”.
O longa aborda o momento em que Casanova, ao chegar ao exílio em Londres, conhece Charpillon e apaixona-se por ela. A jovem cortesã era uma mulher de todos os homens, mas decide que não cederá aos avanços deste que consegue conquistar qualquer mulher. Benoît explica: “Ela lhe mostra que as mulheres são diferentes dos homens. Ele precisa então compreender que Charpillon quer algo diferente dele, algo que talvez ela tenha chamado de amor e que ele se vê obrigado a definir como amor. Ela foi o primeiro e último amor dele. Antes disso, ele tinha tido amizades, cumplicidades, talvez até algumas relações amorosas, mas não um amor apaixonado. A história com Charpillon constitui um episódio completo, algo que nunca tinha acontecido com ele, embora já fosse um homem maduro”.
Casanova é interpretado pelo ator de 60 anos Vincent Lindon. “A princípio, eu não conseguia imaginar Vincent como Casanova, porque ele é francês, forte, com uma imagem viril e popular, ou seja, o oposto de Casanova. Eu demorei a perceber que a escolha daria certo”, confessa Benoît Jacquot.
Já em relação a Stacy Martin, que assume o papel de Charpillon, a certeza veio mais cedo para Jacquot: “Eu precisava de uma atriz estrangeira que falasse francês fluentemente, o que reforçava a escolha dela entre todas as atrizes que cogitei. Ela se mostrou muito disponível, permeável a tudo que pudesse surgir durante as filmagens, e eu imediatamente pensei que ela seria ótima no papel. Stacy Martin é conhecida pelo papel em Ninfomaníaca: Volumes 1 e 2, como a protagonista Joe quando jovem.
FICHA TÉCNICA DE O ÚLTIMO AMOR DE CASANOVA
Direção: Benoît Jacquot
Elenco: Vincent Lindon, Stacy Martin, Valeria Golino
Gênero: Drama, Histórico, Romance
País: França
Ano: 2019
Duração: 98 min
Distribuição: Califórnia Filmes