A vida e a carreira de Steven Spielberg voltaram aos holofotes por conta do seu mais recente filme, o semiautobiográfico Os Fabelmans. Assim, aproveitando o momento, o CCBB-RJ apresenta a Mostra Spielberg, a maior retrospectiva sobre o cineasta americano. O evento acontece entre 12 e 8 de maio, no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro.
Dono de uma filmografia impressionante, Steven Spielberg assinou como diretor e produtor inúmeros sucessos que marcaram gerações, conquistaram público e crítica. Spielberg fez as pessoas ficarem com medo de entrar no mar, terem simpatia e chorarem por um extraterrestre, seguirem a saga de um arqueólogo aventureiro, ficarem fascinadas com a volta dos dinossauros, se emocionarem com a história real de um homem que salvou centenas de vidas no holocausto. Enfim, são muitas histórias nos 31 longas-metragens que compõem a Mostra Spielberg.
Com curadoria de José de Aguiar e Marina Pessanha, produção da Firula Filmes, a mostra tem patrocínio do Banco Votorantim, apoio do CineSesc SP e realização do Centro Cultural Banco do Brasil.
Além dos filmes
Além da exibição dos filmes, a Mostra Spielberg oferece um curso gratuito. As aulas contam como ministrantes os curadores Marina Pessanha e José de Aguiar, nos dias 3, 4 e 5 de maio, às 13h30. As aulas terão duração de 2 horas e os participantes receberão um diploma. Inscreva-se através do e-mail cursospielberg@gmail.com até o dia 3 de maio, mas corra porque há um limite máximo de inscrições.
Além disso, a mostra realizará uma sessão inclusiva de E.T. O Extraterrestre (1982), com audiodescrição, legendagem descritiva e tradução para LIBRAS, no dia 13 de abril, às 16h. Retire os ingressos gratuitamente 1h antes da sessão, somente na bilheteria do CCBB.
E, no fim de semana dos dias 22 e 23 de abril, a mostra tem uma maratona Indiana Jones, com os quatro filmes da franquia.
Além disso, haverá também um debate, no dia 26 de abril, às 19h. O evento conta com os críticos Fábio Andrade e Pedro Butcher e mediação do curador José de Aguiar. O evento terá tradução para LIBRAS e entrada franca. .Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente 1h antes do evento, somente na bilheteria do CCBB.
O público terá acesso gratuito também a um catálogo feito especialmente para a mostra. O volume traz textos inéditos de críticos e pesquisadores e outros textos relevantes já publicados sobre a obra do cineasta. Além disso, filmografia comentada e ficha técnica de todos os filmes selecionados; e fotografias dos filmes, bastidores das filmagens e do próprio diretor.
Mostra itinerante
Antes de chegar ao Rio de Janeiro, a Mostra Spielberg aconteceu no CCBB Brasília (8 de fevereiro a 5 de março), CCBB São Paulo (1 a 27 de março) e CineSesc SP (2 a 8 de março).
Os ingressos para as sessões de cinema, no CCBB Rio de Janeiro, custam R$ 10 e R$ 5 (meia) e estarão à venda na bilheteria física ou no site do CCBB [bb.com.br/cultura], a partir das 9h do dia da sessão. Em todas as sessões cinco ingressos gratuitos estão disponíveis para a população de baixa renda (basta apresentar o CadÚnico na bilheteria).
foto/dvulgação: “Caçadores da Arca Perdida”