Com o objetivo de celebrar a obra de uma das figuras mais icônicas do cinema nacional e reconhecer sua importância histórica mundial, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo apresenta a mostra inédita “Léa Garcia – 90 anos”, de 25 de maio a 23 de junho.
Esta retrospectiva exibe 15 longas-metragens protagonizados por Léa Garcia, incluindo Orfeu Negro, de Marcel Camus, pelo qual a atriz foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes. A mostra será inaugurada no dia 25 de maio, sábado, às 17h, com a exibição deste filme. Baseado na peça de Vinícius de Moraes, Orfeu Negro venceu a Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de melhor filme estrangeiro pela França, narrando a trágica história romântica entre Eurídice e Orfeu.
Com curadoria de Leonardo Amaral e Ewerton Belico, a programação também inclui Ganga Zumba, de Cacá Diegues, Compasso de Espera, de Antunes Filho, O Forte, de Olney São Paulo, Feminino Plural, de Vera de Figueiredo, M8 – Quando a Morte Socorre a Vida, de Jeferson De, Ladrões de Cinema, de Fernando Coni Campos, A Deusa Negra, de Ola Balogun, A Noiva da Cidade, de Alex Viany, Cruz e Souza – Poeta do Desterro, de Sylvio Back, Mulheres do Brasil, de Malu di Martino, Um Dia com Jerusa, de Viviane Ferreira, e O Pai da Rita, A Negação do Brasil e As Filhas do Vento, de Joel Zito Araújo.
Além dos filmes
Além das projeções, a mostra oferece três sessões comentadas por pesquisadores e cineastas que colaboraram com Léa Garcia. Dessa forma, explorando sua trajetória e pioneirismo como protagonista negra no cinema brasileiro. A primeira sessão ocorre no dia 1º de junho, sábado, às 14h, com Joel Zito Araújo após a exibição de As Filhas do Vento. A segunda, no dia 8 de junho, sábado, às 14h, contará com a pesquisadora Mariana Queen Nwabasili após a exibição de Compasso de Espera. A terceira sessão será no dia 21 de junho, sexta-feira, às 16h, com o professor e cineasta Juliano Gomes após a exibição de Ladrões de Cinema.
Um catálogo online será disponibilizado ao público, contendo críticas inéditas e artigos raros dedicados à trajetória de Léa Garcia, seu ativismo, sua personalidade criativa e os filmes em que atuou.
Ao realizar esta mostra, o Centro Cultural Banco do Brasil proporciona ao público uma imersão na carreira de uma artista brasileira célebre por sua versatilidade e talento. Além disso, valoriza a produção cinematográfica nacional, reafirmando seu compromisso de fortalecer a conexão dos brasileiros com a cultura.
Veja a programação completa no site do CCBB.
___________________________________________
Serviço:
Mostra de cinema “Léa Garcia – 90 Anos”
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: 25 de maio a 23 de junho de 2024
Ingressos gratuitos em https://ccbb.com.br/sao-paulo/programacao/lea-garcia-90-anos/ e na bilheteria física do CCBB SP
Classificação indicativa: de Livre a 16 anos (consultar programação)
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
(foto/divulgação: “Orfeu Negro”)